A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul ficou mais acessível. Desde 5 de janeiro, o Detran-RS implementou novas regras que permitem ao candidato “customizar” sua formação, reduzindo a carga horária obrigatória de aulas práticas.
A principal mudança é a flexibilização: o candidato precisa cumprir apenas o mínimo de duas aulas práticas e pode adicionar mais conforme sua necessidade, sem a obrigatoriedade das 20 aulas anteriores. Além disso, o curso teórico pode ser feito de forma gratuita e digital pelo aplicativo Gov.br.
Em Sant’Ana do Livramento, o CFC Santanense já está operando sob as novas diretrizes. O diretor de ensino, Flávio Fontoura, confirmou que os valores iniciais para o processo completo (incluindo exames e aulas mínimas) estão em R$ 464,78 para a Categoria A (moto) e R$ 465,36 para a Categoria B (carro).
“Se a pessoa tem um pouco de habilidade, ela não precisa pagar as 20 aulas. Ele pode fazer 2 ou1 0 aulas e fica a critério dela”, explicou Funtoura.
O CFC Santanense está localizado na Rua 13 de Maio, 314, no Centro, e atende pelo telefone(55) 3242- 1515.
