O principal encontro da cadeia produtiva do arroz no Brasil já começa a ganhar forma. Estão abertas as inscrições gratuitas para a 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A expectativa da organização é reunir cerca de 21 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.
Promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a Abertura Oficial da Colheita é considerada o principal fórum de debates técnicos, econômicos e institucionais do setor arrozeiro nacional. O cadastro antecipado, além de gratuito, garante mais agilidade no acesso ao evento, já que o credenciamento presencial será feito por meio de leitura de QR Code, evitando filas.
Realizado em um cenário desafiador para a cadeia produtiva do arroz, o evento mantém sua relevância como espaço estratégico para troca de informações, integração entre os elos do setor e discussão dos rumos da atividade. Ao longo de suas 35 edições anteriores, a Abertura da Colheita acompanhou diferentes ciclos da produção arrozeira, desde períodos de expansão até momentos de retração.
A programação prevê a participação de cerca de 230 expositores, distribuídos entre a Feira e o Roteiro Técnico, além de aproximadamente 50 Vitrines Tecnológicas. Os espaços apresentarão alternativas sustentáveis de rotação de culturas em áreas de terras baixas, com destaque para soja, milho, sorgo e forrageiras, além de soluções voltadas à eficiência no manejo da lavoura de arroz.
Ao todo, serão mais de 100 horas de conteúdo, organizadas entre o Auditório Frederico Costa, a Arena de Inovação, o Roteiro Técnico e os estandes da Embrapa e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). As atividades terão foco na aplicação prática de tecnologias e no aprimoramento da gestão no campo, atendendo produtores, técnicos e equipes de assistência.
As tradicionais Homenagens Pá do Arroz estão programadas para o dia 24 de fevereiro, às 18h30min. Já a cerimônia oficial de encerramento da 36ª edição ocorrerá no dia 26 de fevereiro, às 16h30min.
A programação completa será divulgada em breve e ficará disponível no site www.colheitadoarroz.com.br. Mais informações também podem ser obtidas nos canais oficiais da Federarroz.
