O senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS), ex-vice-presidente da República, avalia que o encerramento de 2025 já projeta um ano decisivo para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, o período que se aproxima será marcado por disputas intensas e desafios estruturais no campo político e institucional.
Corrida eleitoral
“O ano de 2025 caminha para o seu encerramento e o ano vindouro mostra-se cheio de desafios para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. Assim, a corrida eleitoral certamente será um dos principais temas da pauta política, afirmou o senador gaúcho à coluna Repórter Brasília.
O desafio da direita para 2026
Para Mourão, o principal obstáculo da direita está na capacidade de articulação e união em torno de um projeto nacional consistente, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. “É certo que, para a direita, o maior desafio gira em torno da capacidade de articulação e união para a definição de um nome para a majoritária nacional, bem como de nomes de envergadura para o Congresso, para as assembleias e os governos”.
Projeto de Estado
Na visão do senador, “o sucesso nesse processo é essencial para a defesa de nossos valores, consubstanciados em um projeto de Estado brasileiro que busque o progresso e a paz social, afastando o campo progressista”.”
Recursos represados
Hamilton Mourão faz duras críticas à retenção de recursos destinados ao Rio Grande do Sul, apontando uma ação deliberada do governo federal que, segundo ele, penaliza diretamente a população gaúcha.
Realidade Cruel
“No que diz respeito aos gaúchos e ao Rio Grande do Sul, enxergo também grandes desafios. A retenção de recursos destinados pela Bancada Gaúcha ao Estado, orquestrada pelo governo federal, é uma realidade cruel imposta ao nosso povo e contra a qual seguiremos batalhando.”
Objetivo eleitoral
Mourão afirma ainda que essa estratégia tem objetivo eleitoral. “Lembro, que a artimanha da retenção de recursos tem como objetivo o uso dessa verba para trabalhar a máquina eleitoral em favor da esquerda.”
Confira a matéria completa no link abaixo:
