Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 23 de dezembro de 2025

Ação rápida da Brigada Militar evita tragédia na Ponte Marechal José de Abreu, em Rosário do Sul

Policiais do 2º RPMon atuaram com diálogo e acolhimento para preservar a vida de um homem de 31 anos na BR-290

Ponte (Foto: cedida)
O texto abaixo está em

Uma ação da Brigada Militar evitou uma tragédia na manhã desta terça-feira (23), em Rosário do Sul. Policiais do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), intervieram em uma ocorrência na Ponte Marechal José de Abreu, localizada na BR-290, sobre o Rio Santa Maria, onde um homem de 31 anos se encontrava em situação de risco.

Ao chegarem ao local, os policiais identificaram sinais de perigo iminente e iniciaram imediatamente uma abordagem cautelosa. A guarnição adotou uma postura de diálogo, mantendo contato verbal constante e buscando acalmar o indivíduo, que demonstrava forte abalo emocional.

Com uma conversa tranquila e acolhedora, os policiais conseguiram estabelecer confiança e convencer o homem a deixar o local de risco. Ele foi retirado da ponte em segurança até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Familiares também foram acionados, e o homem foi encaminhado para atendimento médico.

O comandante do 2º RPMon, tenente-coronel Aníbal Silveira, destacou a importância da preparação e da sensibilidade dos policiais militares em situações como essa. “Vale a experiência do policial militar em saber a questão dos relacionamentos interpessoais, saber tratar o cidadão. Então conseguiram acalmá-lo, demovê-lo ali e salvar uma vida”, afirmou.

A ocorrência foi reconhecida pela comunidade, pelo fato do papel da Brigada Militar não se restringir apenas no policiamento ostensivo, mas também na atuação preventiva e humanizada, especialmente em situações que exigem equilíbrio emocional, empatia e rapidez de decisão para a preservação da vida.

NO AR
Rádio RCC