O Festival da Canção Alegretense (FAC), em sua edição de 2025, consagrou o talento do músico santanense Adam Gerônimo, que se destacou entre os vencedores. O evento, realizado anualmente e focado em linguagens musicais populares, aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro e contou com a participação de grandes nomes da música gaúcha, como Duca Leindecker e Papas da Língua.
Gerônimo teve duas músicas selecionadas entre mais de 70 inscritas. Na primeira noite, ele subiu ao palco acompanhado de sua banda, composta por Thiago Zamberlan, Rafaela Schmitz e Michael Peluffo, para apresentar as canções “Paragua” (em parceria com Humberto de Pellegrini) e “A Pampa”.
Foi com “A Pampa” que o artista garantiu sua vaga na final, realizada no último domingo. O santanense encerrou sua participação levando para casa a premiação de Melhor Arranjo e o 3º lugar da classificação geral, tornando-se o artista mais premiado do festival.
Emocionado com o reconhecimento, Adam Gerônimo expressou sua gratidão: “Me sinto muito feliz por estar representando a música popular da nossa fronteira nesse Festival. Foi uma verdadeira aventura compartilhar estrada, palco e vivência com meus parceiros Thiago, Rafaela, Michael e Geise. Entregamos muita potência e verdade no palco. Essa premiação é resultado de muita temperança e resiliência.”
O Festival da Canção Alegretense também celebrou outros talentos: Valentina Mazui (Melhor Letra), Dudu Reffatti (Melhor Instrumentista), Ismael Rings (Canção Mais Popular), Luiza Morais (Melhor Intérprete), Nelson Mender (Segundo Lugar Geral) e Olivério Corrêa (Primeira Colocação Geral).
