Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

RESUMO DE TERÇA-FEIRA – 04/11/2025

O texto abaixo está em

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

CORREIO BRAZILIENSE – CPI das facções abre confronto no Congresso

 

FOLHA DE S.PAULO – Castro diz ao STF que ação teve uso ‘proporcional da força’ no Rio

 

O GLOBO – BC aperta regras contra tipo de conta bancária usada pelo crime organizado

 

Valor Econômico – BC endurece regras para fintechs; capital mínimo exigido de instituições aumenta

 

O ESTADO DE S.PAULO – Comando Vermelho avança em SP e ameaça o ‘monopólio’ do PCC

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes

 

Começa o embate – Instalada a toque de caixa no Senado após a megaoperação das forças de segurança do Rio contra o Comando Vermelho, com 121 mortos, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado é o novo front entre Planalto e oposição. Há consenso de que o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), delegado da Polícia Civil, será o relator. Partidos de direita, no entanto, querem impedir a escolha de um petista para a presidência dos trabalhos — o mais cotado é Fabiano Contarato (PT-ES). Para Damares Alves (Republicanos-DF), há risco de forte ingerência política do governo Lula nas investigações sobre facções e milícias. Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Sérgio Moro (U.Brasil-PR) e Jaques Wagner (PT-BA) devem compor a CPI.

 

Justificativa ao STF – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a megaoperação contra o Comando Vermelho respeitou as regras fixadas pela corte no julgamento da ADPF das Favelas. “Foi planejada com controle judicial e acompanhamento ministerial, concentrando-se, preferencialmente, em áreas não residenciais, sem impacto sobre escolas, e com emprego proporcional da força”.

 

Cerco fechado – O Banco Central ampliou as restrições às chamadas “contas bolsão”, tipo de conta geralmente aberta por fintechs em instituições bancárias de maior porte com recursos de diversos clientes, sem identificação individualizada, o que pode facilitar a lavagem e ocultação de dinheiro. De acordo com as investigações policiais, esse formato tem sido usado por facções criminosas para gerenciar recursos, e o objetivo do BC é atacar essa possibilidade. Também aumenta o requisito de capital mínimo para instituições financeiras.

 

CV x PCC em SP – Duas décadas depois de o PCC ter promovido um sangrento acerto de contas que expulsou o Comando Vermelho (CV) do Estado, a facção fluminense voltou a colocar SP no seu plano de expansão. O MPE e as Polícias Civil e Federal detectaram a presença do CV na região de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Araras e Rio Claro, áreas onde o PCC não mais atua. Ação de criminosos ligados ao CV também foi constatada em São José dos Campos, Ubatuba e Caraguatatuba. Essa expansão teria como uma das causas o fato de o PCC estar abandonando o tráfico local de drogas para se dedicar ao tráfico internacional e ao setor de combustíveis.

 

Esquerda e direita medem forças – O Senado instaura hoje a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, criada para investigar a estrutura, o financia mento e a expansão de facções criminosas e milícias no Brasil. A de cisão ocorre após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos. O colegiado contará com 11 membros titulares e sete suplentes, e deve ser uma nova fronteira de embate entre a esquerda e a direita. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), ex-delegado e autor do requerimento, é o nome mais cotado para assumir a relatoria. Nos bastidores, fala-se no nome do senador Fabiano Contarato (PT-ES), delegado aposentado, para presidir a comissão. As duas funções de vem ser definidas na sessão inaugural. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), afirmou que a oposição pretende impedir que o PT assuma o controle da CPI, alegando risco de interferência política.

 

“Queremos colocar na PEC a prisão perpétua” – Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) defende o endurecimento das leis penais e diz que o país precisa “deixar de tratar bandido como vítima”. Em entrevista ao Correio, ele enfatizou que a polícia deve reagir “à altura do crime organizado” e anuncia que vai incluir a prisão perpétua na proposta de emenda constitucional em debate na Câmara.

 

“Há muitas mortes e pouca transformação” – Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o sociólogo Arthur Trindade avalia que o enfrentamento ao crime organizado no Rio de Janeiro exige urbanização das favelas, fortalecimento da investigação e integração entre as forças policiais para romper o ciclo de violência. Ele destacou que operações como as que ocorreram no Rio de Janeiro, com mais de 120 óbitos, são repetidas no estado há mais de 40 anos. “Resultam em muitas mortes e pouca transformação”, destacou Trindade, em entrevista aos jornalistas Carlos Alexandre de Souza e Sibele Negromonte, no programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília.

 

Em cima do lance I – A decisão do Banco Central (BC) sobre a chamada “conta-bolsão”, que reúne vários correntistas sob um mesmo guarda-chuva sem que sejam identificados, vem justamente num momento em que o Senado se articula para instalar a CPI do Crime Organizado. Uma das apostas para investigações é, se possível, quebrar os sigilos dessa modalidade, suspeita de lavagem de dinheiro.

 

Em cima do lance II – O senador Eduardo Braga (MDB-AM), que chama essas contas de “contas ônibus”, pediu, inclusive, uma audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que os diretores do BC expliquem essas contas — muitas vezes, abertas em nome de uma fintech, com dinheiro de diversos clientes, sem que se saiba quem são seus beneficiários. Chamou a atenção dos senadores que a autoridade monetária tenha editado uma norma para que essas contas sejam extintas até 1º de dezembro. Então, antes tarde do que nunca.

 

E a escala 6×1? – A base governista na Câmara dos Deputados espera que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), cumpra a palavra de encaminhar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6×1 para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a fim de destravar a tramitação. O prazo era até o fim de outubro, segundo deputados.

 

Negociação – Parlamentares governistas acreditam que a PEC 6×1 deve terminar em escala de trabalho 5×2 e redução para 40 horas, ao longo de quatro anos — redução de uma hora por ano. Deputados disseram à coluna que a classe empresarial começa a defender dois dias de folga por cinco de trabalho devido ao grande percentual de faltas dos empregados.

 

Onde mora o perigo – A sugestão do deputado Alberto Fraga (PL-DF) de usar o aumento de impostos das bets para investimentos em segurança pública foi bem-recebida, mas muitos deputados consideram que é preciso amarrar isso muito bem, de forma a evitar que o governo retire as atuais fontes desse setor.

 

Soma zero – No passado, quando havia a cobrança de imposto com o nome de contribuição sobre movimentação financeira, que deveria atender à saúde, o governo terminou substituindo recursos de outras fontes pela CPMF.

 

Agenda importante – O Capítulo Brasília do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizará seu mais importante evento na capital do país este ano, o Conexão Governança Brasília 2025 — Evolução da Governança Corporativa no Brasil, na quinta-feira, das 8h30 às 13h, no Teatro do CCBB. As inscrições estão disponíveis, até hoje, no site do IBGC. Entre os palestrantes, Marcelo Gasparino, vice-presidente do Conselho de Administração da Vale; Edson Garcia, CEO da CEB; Renato Barreto, diretor-presidente da BB Consórcios; e Andréa Fuga, sócia da Ernst & Young.

 

Luto no Clube da Esquina – Integrantes da Comissão de Cultura da Câmara planejam uma homenagem ao cantor e compositor mineiro Lô Borges, que morreu ontem. Suas músicas marcaram gerações.

 

PT em estado de alerta – A alta aprovação popular à operação do governo do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, cujo resultado foi de 121 mortes — quatro delas de policiais —, acendeu o alerta no partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta semana, a legenda passará por um grande teste político sobre os reflexos da incursão nos complexos da Penha e do Alemão, uma vez que a Câmara pretende votar o projeto que transforma em terrorismo os crimes cometidos pelas facções criminosas. A tendência é de que seja aprovado. Até aqui, avaliam alguns, a proposta antifacção defendida pelo Palácio do Planalto amplia as penas para, por exemplo, domínio territorial, mas há quem avalie que veio tarde demais para barrar o projeto antiterrorismo.

 

E ainda vem a CPI – O PT tentará recuperar discurso nesse terreno e pretende emplacar o nome do senador Fabiano Contarato (PT-ES) para presidir a CPI do Crime Organizado. Ao contrário do que houve na CPMI do INSS, quando o governo achava que estava tudo certo para Omar Aziz (MDB-AM) presidir o colegiado — e terminou perdendo —, desta vez governo e PT trabalharão até o último minuto para evitar que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ou outro adversário — no caso, Sérgio Moro (União Brasil PR) — termine eleito presidente. Afinal, com esse assunto tomando conta do debate, não dá para deixar a oposição reinar sozinha.

 

Filho 03 perto do banco dos réus – O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o próximo dia 14 o início do julgamento da denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sua atuação em favor das sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. Ele foi denunciado em setembro pela Procuradoria-Geral da República por coação no curso do processo, pois a PGR entendeu que ele agiu para embaraçar o julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses por chefiar uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento será no plenário virtual da Primeira Turma da Corte. Os ministros têm até as 23h59 do dia 25 para votar. A PGR afirma que o filho 03 e o blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo, neto do ex-ditador João Batista Figueiredo, atuaram para tentar emparedar o STF durante o julgamento dos golpistas fazendo gestões junto ao governo do presidente Donald Trump para prejudicar as relações entre Brasil e EUA e acuar o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo dos réus, enquadrado por Washington na Lei Magnitsky.

 

Braga Netto fica preso – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, ontem, manter a prisão preventiva do general Walter Braga Netto. No despacho, o magistrado cita a condenação do ex-vice na chapa à reeleição de Jair Bolsonaro no processo da trama golpista e o “fundado receio de fuga do réu”. “Na presente hipótese, es tão inequivocamente presentes os requisitos necessários e sufi cientes para a manutenção da prisão preventiva, apontando, portanto, a imprescindível compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade”, justificou Moraes. Braga Netto foi condenado a 26 anos de prisão em regime inicial fechado, mas a pena ainda não começou a ser cumpri da porque há recursos pendentes na Primeira Turma da Corte.

 

PT reforçará pressão por Ministério da Segurança – O PT deverá reforçar a pressão pela criação do Ministério da Segurança Pública em um seminário sobre o tema que promoverá nos dias 1º e 2 de dezembro no Rio de Janeiro. O partido sabe que é improvável que a pasta saia do papel ainda neste mandato, então mira no próximo, em caso de reeleição de Lula. O Ministério da Segurança Pública foi promessa de campanha de Lula em 2022, mas nunca colocado em prática, sobretudo por causa da resistência dos dois ministros da Justiça do atual governo: Flávio Dino e agora Ricardo Lewandowski. Ambos exigiram que a área fosse unificada com a da Justiça para aceitarem o cargo. Com a perspectiva de Lewandowski sair ao final do atual governo, este empecilho desapareceria. A ideia de recriar a pasta da Segurança, que existiu durante o governo Michel Temer (2016-18), tem amplo apoio no PT.

 

Isenção do IR e fim da escala 6×1 – O plebiscito popular sobre a isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5.000 e fim da escala 6×1 terminou com 2,12 milhões de votos, sendo 60% depositados de forma presencial, segundo a comissão organizadora da consulta. Durante 103 dias, entre julho e outubro, foram colocadas urnas em sedes de sindicatos, movimentos populares, partidos e associações pelo país, para colher os votos. Também foi possível votar de forma on-line. Os resultados serão entregues nesta semana pelos responsáveis pelo plebiscito ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em audiência. A reunião coincide com a previsão de votar o projeto que isenta o IR na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa.

 

PF analisa emendas de 92 políticos por ordem de Dino – A Polícia Federal faz um pente-fino sobre emendas parlamentares apresentadas por 92 políticos que têm ou tiveram mandato no Congresso para decidir se pede a abertura de novos inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar eventuais crimes, como corrupção e prevaricação. Ao mesmo tempo, as cidades e entidades que receberam esses recursos correm para tentar regularizar suas situações e evitar que a ausência de dados sobre o uso das emendas se transforme em investigações policiais. A análise da PF foi iniciada em setembro a partir de ordem do ministro Flávio Dino, do Supremo. Ele se baseou em uma nota técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre emendas individuais de deputados e senadores ao Orçamento, apresentadas de 2020 a 2024.

 

Aliados de Bolsonaro projetam reação tímida a prisão em regime fechado – Aliados de Jair Bolsonaro (PL) admitem a expectativa de reações tímidas de apoiadores ao fim do processo da trama golpista, com a possibilidade de prisão em regime fechado em presídio comum ou em casa —a ser definida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A justificativa é que as restrições impostas a conta-gotas ao ex-presidente acabaram reduzindo os impactos e a mobilização nas ruas. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por ordem do magistrado, que avaliou que ele havia descumprido a proibição de usar as redes sociais. O primeiro embargo da defesa do ex-presidente foi pautado para ser julgado no plenário virtual do STF de 7 a 14 deste mês, e a previsão é que os recursos sejam considerados esgotados ainda neste ano para o início do cumprimento da pena.

 

Cid tira tornozeleira no STF – O tenente-coronel Mauro Cid retirou a tornozeleira eletrônica durante audiência no STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta segunda-feira (3). Ex-ajudante de Jair Bolsonaro (PL), o militar passou a cumprir sua pena definitiva de dois anos de reclusão por participação na trama golpista. Cid usava tornozeleira eletrônica desde setembro de 2023, quando deixou a prisão preventiva com o acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal homologada no STF. A reunião no Supremo durou pouco mais de 30 minutos. Ela marca o início do cumprimento da pena e serve para a defesa do condenado ser informada sobre os próximos passos relacionados à condenação. Mauro Cid não falou com a imprensa.

 

Morre aos 100 anos Clara Charf, viúva de Marighella – Morreu na madrugada desta segunda-feira (3), aos 100 anos, a ativista Clara Charf, viúva do guerrilheiro Carlos Marighella. A morte ocorreu por causas naturais, segundo Vera Vieira, diretora-executiva da Associação Mulheres pela Paz, organização idealizada e fundada por Charf. A militante estava hospitalizada em um hospital em São Paulo e havia sido intubada. Nascida em Maceió em 1925, Clara foi filiada ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). Lá, conheceu Marighella, que seria depois considerado o inimigo número um da ditadura militar.

Com o golpe de 1964, viveu na clandestinidade e integrou a ALN (Ação Libertadora Nacional), organização de luta armada fundada por Marighella. Após o assassinato do companheiro pela ditadura, em 1969, Clara se exilou em Cuba, onde viveu por dez anos. Voltou ao Brasil em 1979 com a Lei de Anistia e se filiou ao PT. Mais tarde, ajudou na fundação da Associação Mulheres pela Paz, cuja atuação começou com a seleção de 52 brasileiras para compor uma indicação coletiva de mil mulheres para o prêmio Nobel da Paz de 2005.

 

Príncipe William visita Pão de Açúcar e Maracanã – O príncipe William, herdeiro da Coroa britânica, recebeu nesta segunda-feira (3) a chave da cidade do Rio de Janeiro, no primeiro compromisso de sua primeira visita ao Brasil. William foi recebido pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e por um grupo de choro ao som de “Brasileirinho” no Morro da Urca, primeira parada do complexo turístico do Pão de Açúcar. Depois, no heliponto do complexo, Paes lhe mostrou a vista panorâmica da cidade e lhe presenteou com a chave. William interagiu com turistas, tirou selfie, e deixou o local sem falar com a imprensa. Durante a tarde, o príncipe esteve no estádio do Maracanã, na zona norte da cidade, onde encontrou jovens que participam de programa de formação de lideranças ambientais da fundação Eartshot. No gramado do estádio, brincou de bola com crianças do programa Terra FC, que visa mobilizar clubes e torcedores em torno da causa climática e ainda com Cafu. Mais tarde, o filho do rei Charles 3º foi à praia de Copacabana e jogou vôlei com a atleta olímpica Carol Solberg. Com seu 1,91m de altura, atirou-se no chão para defender e chegou a ensaiar um bloqueio. Era bastante aplaudido por cariocas e turistas presentes a cada tentativa e adiou por algumas vezes o fim da brincadeira. William terá uma série de compromissos relacionados ao meio ambiente e participará de eventos na cidade de segunda a quarta-feira (5). Este ano, o Rio foi escolhido para sediar a entrega do prêmio Earthshot, concedido por sua fundação de soluções ambientais inovadoras. A cerimônia na quarta terá atrações internacionais e será conduzida pelo apresentador Luciano Huck. Após a estadia na capital fluminense, o príncipe viajará para Belém, no Pará, para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 representando seu pai, o rei Charles 3º, chefe de Estado do Reino Unido.

 

Porque ninguém é de ferro – Após uma visita ao Pão de Açúcar, o príncipe William aproveitou o início da noite para fazer um programa bem carioca: foi ao Belmonte. A filial escolhida foi a de Ipanema, na Avenida Vieira Souto. Chegou sem avisar, por volta das 19h, acompanhado de um grupo de cerca de vinte pessoas, incluindo os seguranças. Para ter um pouco mais de discrição, ele escolheu uma mesa no segundo andar, com vista para as amendoeiras. O grupo pediu linguiça, bolinho de bacalhau, empadas, chope e caipirinhas. O príncipe, no entanto, preferiu vinho branco. Após uma hora no bar, ele saiu.

 

Ministra do TSE deve votar pela cassação de Castro – A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Isabel Gallotti deve votar pela cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), por abuso de poder econômico. Ela é relatora da ação, que foi pautada para a sessão de terça (4). A condenação pode ainda torná-lo inelegível. De acordo com autoridades familiarizadas com a ação e com a ministra, Gallotti é uma juíza técnica e rigorosa que considerará as provas apresentadas na investigação contra Castro, sem considerar se o momento político é o mais adequado para que ele seja retirado do cargo. Outros magistrados, porém, consideram que é inoportuno julgar o governador neste momento, em que ele acaba de liderar uma operação policial no Complexo do Alemão. Apesar de resultar na morte de 121 pessoas e ser definida como chacina ou massacre por analistas, a ação policial teve apoio da maioria da população do Rio de Janeiro, segundo o Datafolha. Por isso, é provável que um dos ministros do TSE peça vista depois do voto condenatório de Gallotti. Ou até mesmo que a maioria do tribunal articule para que o julgamento seja adiado. O presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), Rodrigo Bacellar (União Brasil), também será julgado no mesmo processo. Os dois são acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

 

Disputa na segurança – O governo brasileiro intensifica esforços para adiar a votação de um projeto da oposição na CCJ, que equipara grupos criminosos a terroristas. A estratégia é promover o “projeto de lei antifacção”, que prevê penas severas para organizações criminosas. Paralelamente, busca controlar a CPI do crime organizado para mitigar o desgaste político. A oposição, por sua vez, tenta incluir suas propostas no debate e influenciar a composição da CPI.

 

Castro e Tarcísio exigem equiparar PCC e CV ao terrorismo – Governadores dos estados onde estão localizados os principais núcleos do Comando Vermelho (CV) e do primeiro Comando da Capital (PCC), Cláudio Castro (Rio) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), respectivamente, estão em forte campanha para que facções criminosas sejam enquadradas como grupos terroristas. Castro vem atuando há pelo menos seis meses junto com o governo de Donald Trump para que os Estados Unidos declarem o CV uma organização narcoterrorista – como fez com o venezuelano Tren de Aragua e o mexicano Los Zetas – e apliquem as sanções previstas para esse tipo de organização às facções. Em um relatório enviado ao governo dos EUA intitulado “Análise Estratégica: Inclusão do Comando Vermelho nas Listas de Sanções e Designações dos EUA”, Castro argumenta que “a crescente sofisticação, transnacionalidade e brutalidade do CV colocam esta organização dentro dos critérios estabelecidos pelas autoridades dos EUA para sanções econômicas, designações terroristas e bloqueio de ativos”. conforme exigido pelo quadro legal do país.

 

PL expulsa filiada flagrada em áudios pedindo ‘cashback’ – O diretório do PL de Rio Claro expulsou Amanda Servidoni após áudios revelarem cobrança de “cashback” em emendas parlamentares. A decisão foi unânime e visa proteger a imagem do partido. Amanda discutiu valores de retorno e criticou projetos em gravações. Ela lidera o projeto “Mulheres pela Fé”, apoiado por Valéria Bolsonaro. A expulsão reforça o compromisso do PL com a ética.

 

Plano de Carlos leva deputado a ameaçar deixar o PL – A candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina em 2026 gerou tensão no PL, com a deputada Caroline de Toni ameaçando sair do partido devido a um impasse com o governador Jorginho Mello. Carol, que considera mudar-se para o Novo, busca manter sua candidatura ao Senado apesar do acordo entre Mello e o senador Esperidião Amin, que tenta a reeleição. Carlos e Carol afirmam estar “unidos pelo mesmo propósito”.

 

Relator na Câmara do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, o deputado Arthur Lira (PL-AL) instalou outdoors em Alagoas anunciando a aprovação, por unanimidade na Câmara, da proposta. Na propaganda, a medida é descrita como resultado do “trabalho” de Lira, sem citar o governo federal, autor da iniciativa. “Imposto de renda zero para quem ganha até R$ 5 mil. Obra do deputado Arthur Lira”, diz uma das peças instaladas, com uma foto de Lira abraçando duas mulheres.

 

Boulos acena a empresários – O novo ministro da Secretária-geral da Presidência, Guilherme Boulos, foi homenageado nesta segunda-feira, 3, por empresários em jantar promovido pela Esfera Brasil. Em seu discurso, acenou ao setor produtivo ao fazer duras críticas à taxa de juros no Brasil, uma das principais queixas do segmento. No entanto, para não se distanciar de sua base social, Boulos escolheu seu alvo: a Faria Lima. “O risco-país do México é três vezes o nosso. E o nosso juro é cinco vezes o deles. Como se justifica isso? Então, é preciso começar a pensar o que o mundo está pensando. Porque, às vezes, até o FMI já fala que o caminho não é austeridade. E a Faria Lima está com o discurso do FMI dos anos 90″, declarou Boulos à plateia de empresários, em referência a políticas de ajuste fiscal e abertura de mercado defendidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para países da América Latina na década de 1990, como contrapartida a empréstimos. O foco de Boulos na política monetária não foi à toa: há uma rixa entre setor produtivo e mercado financeiro porque muitos empresários avaliam que a Faria Lima faz especulação com os juros. A taxa nas alturas, por sua vez, torna mais caro o investimento para expandir a produção.

 

 

Na minha agenda

Às 9h30, faço meu comentário semanal para o Grupo “A Hora”

Às 11h30, na PUC/RS, concedo entrevista para o VideoCast “Trocando Idéias”

Às 17h45, na TV Pampa, participo do Pampa Debates

 

 

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3272
Dia 4 de Novembro de 2025, Terça-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Aniversário de fundação da União dos Escoteiros do Brasil – UEB (101 anos)
Dia da Favela
Dia do Inventor
Dia do Oficial da Reserva (R/2)

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 24° Máx 30° (Recife-PE)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,42% R$ 5,35
💶 Euro ⬇️ 0,47% R$ 6,17
📊 Ibovespa ⬆️ 0,61% 150.454 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 2,78% R$ 570.189,37
💲IPCA ⬆️ 0,48% Setembro de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Setembro de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬇️ R$ 689,88

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🇺🇾 Uruguai reforça vigilância na fronteira com o Brasil após operação no Rio; nesta segunda-feira (3), o ministro do Interior, Carlos Negro, afirmou que o país “já tomou medidas” para ampliar o controle na região e anunciou que viajará ao Brasil nos próximos dias para discutir o tema com autoridades locais

🇧🇷👮🏻‍♂️Lula decreta Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA) durante a COP30; com o objetivo de garantir a segurança das delegações e chefes de Estado, as Forças Armadas vão atuar em coordenação com órgãos de segurança pública federais e estaduais na conferência

🇧🇷👥 Líder da oposição na Câmara critica GLO em Belém: ‘Brasil de duas castas’; deputado Luciano Zucco disse que o Estado que ignora os apelos por reforço no combate ao crime agora se apressa em acionar tanques e soldados para proteger chefes de Estado

🇧🇷👥 Senado instalará CPI do Crime Organizado nesta terça-feira (4); o colegiado terá o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país

👥👮🏻‍♂️Castro diz a Moraes que operação no Rio seguiu regras e nível de força foi compatível; encontro entre o governador do Rio de Janeiro e o ministro do STF aconteceu nesta segunda-feira (3) após determinação de do relator da ADPF das Favelas, que monitora as ações das polícias no RJ

👥👮🏻‍♂️Campanha em apoio a famílias de policiais mortos no Rio arrecada quase R$ 800 mil; o senador Flávio Bolsonaro anunciou o feito nesta segunda-feira (3), em postagem no X; ele publicou um print da plataforma Vakinha, com o resultado até o momento

⚖️ Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada; o ex-ajudante de ordens participou de audiência para definir a execução de sua pena; ele entrou no rol de denunciados sobre suposta tentativa de golpe de Estado; após delação premiada, Cid terminou o julgamento do suposto golpe com condenação de dois anos de prisão

⚖️ Advogado de Tagliaferro chama Moraes de “algoz e torturador” em recurso; o recurso é desta segunda-feira (3), e insurge contra a negativa de Moraes de transferir o julgamento da denúncia contra Tagliaferro para o plenário físico; nesta fase, ainda não há decisão sobre culpa ou absolvição, mas apenas sobre a aceitação da denúncia; em outras palavras, Tagliaferro pode ou não se tornar réu; o julgamento deve iniciar na próxima sexta-feira (7)

⚖️✈️ Advocacia-Geral da União (AGU) e FAB garantem continuidade de serviços de telecomunicações no controle do espaço aéreo; atuação viabilizou solução para evitar risco à segurança do tráfego aéreo diante da crise da operadora Oi; na Justiça, a AGU conseguiu aprovar a transição emergencial dos serviços prestados pela Oi, que está em recuperação judicial, para a Claro

🚔 Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico de aves silvestres na Bahia; no total, foram apreendidas 32 aves durante a operação, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres

🚔 Quadrilha suspeita de furtar mais de um quilo de joias de ouro é presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Polícia Civil, durante fiscalização na BR-101, em Casimiro de Abreu (RJ); a ação faz parte da Operação Atena, que reforça o policiamento nas rodovias federais do Rio de Janeiro

🏚️🔫💣 Demolição de casa revela arsenal militar com granadas e munição calibre 50; trabalhadores da construção civil encontraram um arsenal militar durante a demolição de uma residência no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR); o Exército identificou granadas e munições de metralhadora calibre 50, armamento de uso restrito das Forças Armadas

👥 Setor de gás vê distorções nos valores definidos pelo governo e teme impacto no abastecimento; as distribuidoras de gás afirmam que o governo federal estimou preços abaixo dos praticados pelo mercado para definir os valores que serão pagos pelo programa Gás do Povo, lançado em setembro para substituir o antigo Auxílio Gás; embora o setor apoie a iniciativa federal, as empresas afirmam que distorções regionais podem comprometer o funcionamento do modelo em algumas localidades

💲Dólar cai e Ibovespa fecha acima de 150 mil pontos pela primeira vez na história; no cenário doméstico, o real foi beneficiado por possível entrada de capital estrangeiro na bolsa; foi o nono pregão consecutivo de ganhos do principal índice da B3, impulsionado pelo avanço das bolsas de Nova York e pela expectativa em torno da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que será anunciada na quarta-feira (5)

💲Mercado financeiro ajusta projeção de inflação para 4,55% em 2025; após seis meses de descumprimento do teto do sistema de metas, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, enviou uma carta pública ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhando os motivos do novo desvio

💲Déficit primário de 2025 segue em 0,50% do PIB pela quarta semana consecutiva; a meta fiscal é de déficit zero nas contas do governo central este ano, com tolerância de 0,25 ponto porcentual do Produto Interno Bruto para mais ou para menos

💰Sorteio de hoje da Mega-Sena 2.936 pode pagar prêmio acumulado de R$ 41 milhões

✝️🎼 Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, morre aos 73 anos; cantor e compositor mineiro, autor de clássicos como ‘O Trem Azul’ e ‘Paisagem da Janela’, estava internado desde outubro após uma intoxicação medicamentosa

🎄👥 Natal de Curitiba tem alta procura por pacotes turísticos; com abertura oficial marcada para 24 de novembro, o Natal de Curitiba 2025 mostra sua força como um dos maiores atrativos turísticos do país; agências de viagem de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis registram alta procura e estão disponíveis poucas vagas em pacotes que incluem hospedagem, passeios e visita às principais atrações natalinas da capital paranaense

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

🌵Indo na “contramão” da Amazônia, cientistas preveem que o Saara se tornará mais verde e úmido por conta do aquecimento global; deserto poderá ter 75% mais chuva até o fim do século

🚀 Nasa busca novas alternativas para pousar na Lua; empresas espaciais começam a desenvolver propostas para missão lunar após administrador interino da Nasa sugerir que empresa de Elon Musk pode ser excluída dos planos da agência

ESPORTES

⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 35ª rodada:
América-MG 2×2 Novorizontino
Volta Redonda 0x1 Botafogo-SP

⚽👥 Carlo Ancelotti convoca seleção brasileira para enfrentar Senegal e Tunísia; amistosos acontecerão nos dias 15 e 18 de novembro, na Europa; Vitor Roque e Luciano Juba são chamados pela primeira vez

🎾👤João Fonseca é oficializado como 24º do mundo e alcança melhor ranking da carreira; tenista de 19 anos sobe quatro posições na atualização da lista de melhores do mundo; jovem só fica atrás de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci entre os brasileiros da história

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇪🇺🇺🇦 União Europeia (UE) reconhece compromisso da Ucrânia, mas cobra mais progresso para adesão; a Ucrânia está demonstrando um “compromisso notável” com a adesão à UE, mas precisa reverter as recentes tendências negativas na luta contra a corrupção e acelerar as reformas do Estado de Direito, afirmou a Comissão Europeia em um rascunho de texto visto pela Reuters nesta segunda-feira (03)

🇺🇦🇷🇺 Rússia diz ter avançado em cidade-chave na Ucrânia; Kiev nega; Pokrovsk pode ser a conquista territorial russa mais importante dentro da Ucrânia; o local é um centro de transporte e logística alvo de ofensivas desde o início da guerra

🇺🇦🇷🇺 Rússia divulga vídeo de ataque aéreo na vila de Rodynskena, na Ucrânia; imagens mostram diversas explosões em meio a ruínas e fumaça

🇷🇺 Terremoto de magnitude 6,1 atinge região costeira de Kamchatka, no leste da Rússia; tremor ocorreu a uma profundidade de 24 quilômetros; em julho, a região foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 e gerou alertas de tsunami no mundo todo

🇬🇧 Autor de ataque no Reino Unido é acusado de dez tentativas de homicídio; Anthony Williams utilizou uma faca durante ação em trem e deixou 11 pessoas feridas, a viagem tinha como destino a cidade de Londres

🇮🇹 Torre desaba perto do Coliseu em Roma e deixa ao menos três feridos; Edifício Torre dei Conti possui 29 metros de altura e foi desativado em 2006, mas estava em reforma como parte de um projeto de renovação

🇫🇷 Shein promete banir bonecas sexuais após ameaças da França; notícia sobre os objetos surgiu dias antes da abertura de uma loja da empresa em um shopping no centro de Paris, BHV Marais, seu primeiro ponto de venda físico

🇮🇷 Irã descarta cooperação com EUA enquanto a Casa Branca apoiar Israel; comentários do Líder Supremo Ali Khamenei são feitos em um momento em que Donald Trump busca aumentar a pressão contra o governo iraniano

🇲🇷 Maldivas proíbem cigarro para nascidos a partir de 2007; com a medida, o país se torna o primeiro do mundo a impor uma proibição geracional ao fumo, tornando ilegal fumar, comprar e vender tabaco para menores de 18 anos

🇳🇵Avalanche deixa três mortos e quatro desaparecidos no Nepal; desastre natural surpreendeu nesta segunda-feira (3) um grupo de 12 pessoas no cume do Yalung Ri, de 5.630 metros de altitude

🇵🇭 Tempestade tropical obriga moradores a deixarem casas nas Filipinas; autoridades de gestão de desastres retiraram pessoas de áreas propensas a inundações e deslizamentos de terra

🇯🇵🇰🇵 Primeira-ministra do Japão diz que quer encontrar Kim Jong-un; Sanae Takaichi busca resolver questão de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nas décadas de 1970 e 1980

🇺🇸 Alta do ouro impulsiona nova febre na Califórnia, Estados Unidos; o metal precioso passou por altos e baixos, mas seu preço praticamente dobrou nos últimos dois anos, chegando perto da máxima histórica de 4.300 dólares (23.149 reais) a onça em outubro

🇲🇽 Autoridades mexicanas entram em confronto com grupo armado em Sinaloa; o estado enfrenta uma onda de violência entre facções do Cartel de Sinaloa, enquanto as autoridades tentam retomar o controle da região; 13 pessoas morreram

🇵🇪🇲🇽 Peru rompe relações com México por asilo de ex-premiê de Castillo; Betsy Chávez enfrenta acusações criminais por seu suposto envolvimento na tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente peruano Pedro Castilho em 2022; Castillo foi destituído do cargo e preso no final de 2022, após tentar dissolver o Congresso

🇨🇱 Terremoto de magnitude 5,7 atinge costa no norte do Chile; tremor aconteceu a uma profundidade de 44 quilômetros, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências; não há informações sobre danos ou feridos

🇦🇷 Milei participará de evento com Trump e Messi e não vai à cúpula em Belém (PA); fonte do governo argentino indica, no entanto, que há previsão de que país mande delegação para a COP30

🇦🇶✈️ Empresa portuguesa celebra o quinto ano de voos à Antártida com o maior avião comercial a pousar no local; a empresa aérea Hi Fly, especializada em fretamentos e arrendamentos de aeronaves, retornou ao Continente Branco, registrando um marco significativo em suas operações pioneiras na Antártida

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1737: O Teatro San Carlo, a mais antiga casa de ópera da Europa, é inaugurado em Nápoles, na atual Itália

-1783: A Sinfonia n°36 de Wolfgang Amadeus Mozart é apresentada pela primeira vez em Linz, Áustria

-1847: James Young Simpson, médico britânico, descobre as propriedades anestésicas do clorofórmio

-1869: É publicado o primeiro número da revista científica interdisciplinar britânica Nature

-1901: Jurados do Aeroclube da França declaram Santos Dumont vencedor do prêmio Deutsch

-1921: O primeiro-ministro japonês Hara Takashi é assassinado em Tóquio

-1922: No Egito, o arqueólogo britânico Howard Carter e seus homens encontram a entrada para o túmulo do faraó Tutancâmon no Vale dos Reis

-1924: É fundada a União dos Escoteiros do Brasil (UEB)

-1933: Inaugurada a Viação Aérea São Paulo (VASP). Foi uma companhia aérea comercial brasileira e chegou a ser uma das maiores e mais importantes do país

-1939: O primeiro carro com ar condicionado é apresentado em Chicago, nos Estados Unidos

-1946: A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é fundada

-1973: Os Países Baixos experimentam o primeiro domingo sem carros causado pela Crise Petrolífera. As rodovias são usadas apenas por ciclistas e patinadores

-2008: Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos

-2010: O voo Qantas 32, um Airbus A380, sofre uma falha no motor sobre a Indonésia, logo após decolar de Singapura, e faz um pouso de emergência salvando todos os 469 passageiros e tripulantes

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ T∴F∴A∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉

NO AR
Rádio RCC