Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

ter, 11 de novembro de 2025

Quem é Odorico Roman, novo presidente do Grêmio

O texto abaixo está em

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense elegeu no sábado (8) o seu novo presidente para o triênio 2026-2028: o economista Odorico Roman, de 67 anos, que venceu o advogado Paulo Caleffi na votação dos associados. Roman substituirá Alberto Guerra no comando do clube e promete uma gestão de dedicação integral e foco na reconstrução do time dentro e fora de campo.

A eleição marca o primeiro mandato de Odorico Roman como presidente do Grêmio, mas sua ligação com o clube é antiga e repleta de conquistas. Ele foi diretor de futebol em 2016, quando o Tricolor conquistou a Copa do Brasil, e vice-presidente de futebol em 2017, ano do título da Copa Libertadores da América, sob o comando de Renato Portaluppi.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roman tem mestrado em Administração Estratégica pela PUC-RS e pós-graduação em Finanças também pela UFRGS. Aposentado do Banco do Brasil, ele afirma que está com a vida pessoal resolvida e que poderá se dedicar integralmente à presidência gremista.

A trajetória política de Odorico dentro do Grêmio começou ainda em 2012, quando foi convidado pelo histórico presidente Fábio Koff para compor a administração que se iniciaria no ano seguinte. Na época, era um conselheiro recém-eleito e participava da Comissão de Assuntos Econômicos do Conselho Deliberativo. Paralelamente, mantinha o blog “Imortal Tricolor Nada Pode Ser Maior”, no qual escrevia sobre o clube sob o pseudônimo “Arigatô”.

Ao longo dos anos, consolidou-se como um nome de confiança dentro da política interna do Grêmio, com passagem pelo Conselho de Administração liderado por Romildo Bolzan Júnior, em 2014.

Durante a campanha presidencial, Odorico teve ao seu lado o empresário do setor alimentício Celso Rigo, considerado seu braço direito e conselheiro. Juntos, prometeram recolocar o Grêmio no caminho das vitórias e fortalecer a relação do clube com seus torcedores.

A posse oficial de Odorico Roman e de sua equipe está prevista para ocorrer após o término do Campeonato Brasileiro, no dia 7 de dezembro.

Conselho de Administração da nova gestão

  • Antônio Dutra Jr. – Analista de Sistemas, foi vice-presidente de futebol entre 2015 e 2016 e volta ao cargo.

  • Carlos Alberto Wendt Dressler – Empresário dos ramos automotivo e logístico.

  • Eduardo Schumacher – Advogado e empresário, especializado em Direito Societário.

  • Fábio Rigo – Administrador e diretor de operações na empresa do pai, o empresário Celso Rigo.

  • Juliano Franczak (Gaúcho da Geral) – Líder da torcida Geral do Grêmio, deputado estadual e atual secretário estadual de Esporte e Lazer.

  • Paulo Grings – Executivo com experiência nos setores calçadista e imobiliário, e ex-cônsul do Grêmio no interior do Estado.

Com perfil técnico, trajetória vitoriosa e forte identificação com o clube, Odorico Roman inicia uma nova era no Grêmio, com a missão de restabelecer a estabilidade esportiva e administrativa e reconduzir o Tricolor às grandes conquistas que marcaram sua história.

NO AR
Rádio RCC