Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

Mestranda da UNIPAMPA apresenta pesquisa sobre Violência Financeira de Idosos em congresso no México

O texto abaixo está em

A pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Sant’ana do Livramento, ganha visibilidade internacional nesta terça-feira (05/11), com a apresentação do projeto de dissertação da mestranda Camila de Aguiar dos Santos no Primeiro Congresso Internacional em Alfabetização Financeira (Primer Congreso Internacional en Alfabetización Financiera).

O evento, promovido pelo Financial Literacy Research Center e vinculado à Universidad Cristóbal Colón, em Veracruz, México, ocorre de forma on-line entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025 e reúne pesquisadores de diversos países para debater a temática.

Com o título “From Theory to Practice: A Framework for Addressing Financial Exploitation among Older Adults” (“Da teoria à prática: um modelo de enfrentamento à exploração financeira entre idosos”), a apresentação de Camila de Aguiar dos Santos, que será feita em inglês, aborda o crescente e grave fenômeno da violência financeira contra pessoas idosas.

“O estudo busca compreender e propor formas de mensurar e enfrentar a violência financeira contra pessoas idosas, um fenômeno crescente que envolve situações de abuso, coerção e dependência econômica,” explica a mestranda.

 

A pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unipampa. Em fase final, a dissertação propõe um modelo teórico inovador para identificar os diferentes tipos de violência financeira entre idosos, fazendo uma importante relação com a teoria das finanças comportamentais.

O trabalho é orientado pela Professora Dra. Silvia Amélia Mendonça Flores e tem um forte compromisso social, buscando contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e instrumentos de proteção financeira voltados à pessoa idosa.

Camila de Aguiar dos Santos é  bolsista CAPES no PPGA/Unipampa. Sua trajetória é marcada pela dedicação à pesquisa.

A participação no Congresso Internacional representa uma oportunidade importante de dar visibilidade internacional à pesquisa desenvolvida na Unipampa, fortalecendo a presença da universidade nos debates globais sobre educação e inclusão financeira e reforçando o compromisso de Camila com a compreensão de fenômenos sociais que impactam diretamente a vida dos mais vulneráveis.

 

Mestranda junto com sua Orientadora.

NO AR
Rádio RCC