O Fórum de Justiça de Sant’Ana do Livramento realizou, nesta quarta-feira (26), a inauguração de um Banco Vermelho, em uma iniciativa promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão de Mulheres. O ato simbólico integra a programação da Semana Binacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
O Banco Vermelho é um projeto de conscientização internacional que utiliza bancos pintados de vermelho, instalados em espaços públicos, para simbolizar as vítimas de feminicídio e alertar a sociedade sobre a violência de gênero. A campanha, que teve origem na Itália, busca transformar o mobiliário urbano em um memorial e um ponto de reflexão sobre a urgência do tema. A Juíza da Vara Criminal de Sant’Ana do Livramento, Dra. Thaís de Prá, destacou a importância da instalação, ressaltando que o Banco Vermelho transcende o simbolismo.
“Este banco não é apenas um símbolo. Ele demonstra essa mobilização social em relação à luta pra gente tentar frear com a violência contra a mulher.”
A instalação do Banco Vermelho no Fórum reforça o engajamento do Poder Judiciário e da OAB na conscientização e no enfrentamento da violência de gênero na fronteira.
