A Praça Internacional, que une Sant’Ana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), recebeu nesta terça-feira, (25), a instalação do Banco Vermelho. A iniciativa, promovida pela seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), integra a programação da “Semana Binacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”, que ocorre de 25 a 28 de novembro.
O Banco Vermelho é inspirado em uma campanha internacional que utiliza bancos pintados de vermelho para simbolizar as vítimas de feminicídio e promover a reflexão sobre a violência de gênero. A instalação na fronteira reforça o caráter transnacional da luta e, conforme a Coordenadora-Geral do Brasil dos Estados Gerais das Mulheres do Brasil, Denise Argemi, marca a inauguração do primeiro banco binacional do mundo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas estavam a Prefeita Ana Tarouco, a Juíza de Direito Dra. Thaís de Prá, a Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial, Ana Paula Bougleux, a Delegada Giovana Muller (ADP da Polícia Civil de Santana do Livramento), a Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Senhora Nádia Munhoz, e a Coordenadoria do Centro de Referência da Mulher, Melina Lemos. Denise Argemi, responsável por trazer a iniciativa ao país, também esteve presente e destacou o propósito da campanha:
“A iniciativa visa empoderar as mulheres e promover uma convivência pacífica, desafiando o patriarcado e buscando uma sociedade melhor.”
A instalação do Banco Vermelho na Praça Internacional reforça o compromisso das instituições locais com o enfrentamento da violência e a conscientização da comunidade sobre a gravidade do feminicídio
