Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qui, 6 de novembro de 2025

A visão de Frederico Antunes faz parte das grandes inaugurações de Free Shops e gera emprego

O texto abaixo está em

A inauguração da terceira free shop em Sant’Ana do Livramento não é apenas um marco comercial; é a materialização de uma visão e de um trabalho que se estendeu por mais de uma década. No cerne dessa conquista, está o Deputado Frederico Antunes,  reconhecido como o articulador da lei que permitiu a vinda das lojas francas para as cidades gêmeas brasileiras.

Em um recente evento, o deputado relembrou o longo caminho: “Foram mais de 10 anos que nós trabalhamos,” destacou, mencionando a cobrança intensa de figuras como Vitor Hugo, da Associação Comercial, e Antonio Badra. A meta não era apenas aprovar a lei que em 2012 permitiu free shops nas cidades gêmeas, semelhante ao Uruguai, mas ir além: “pudéssemos fazer com que Sant’Ana do Livramento fosse a primeira cidade a ter a capacidade de implantar os freeshops do lado de cá.”

A motivação de Antunes era clara e estratégica: “Porque aí nós temos cota do lado de Rivera e cota do lado de Sant’Ana do Livramento. Nós também podemos fazer com que os santanenses possam vender para os uruguaios.” Ele vislumbrou um futuro onde a cidade não só atrairia o turismo de compras, mas também fortaleceria sua economia local, inclusive para os visitantes argentinos que anualmente passam pela região.

Os frutos desse trabalho são palpáveis. “Hoje, fruto da intenção e do investimento de grupos daqui, grupos da nossa região, o grupo que é da fronteira oeste, nós estamos podendo expandir e realizar aquilo que sonhávamos lá na primeira década do século novo, foi em 2010, depois em 2012, quando nós aprovamos a lei, e gerando emprego, gerando renda e gerando atratividade para o turismo,” afirmou o deputado.

Os impactos refletem em diversos setores. Ele citou exemplos: “O hotel já está construindo um prédio a mais no Comfort, vai ter uma torre a mais, gerando emprego na construção civil, gerando emprego em mais pessoas que vão trabalhar lá.” O setor de transportes, representado por empresas como a Ouro e Prata, também se beneficia. “Eles estão visualizando, imaginando o quanto isso vai ser também para o transporte, ou seja, todo mundo ganha. E ganha, logicamente, Sant’Ana do Livramento,” reforçou Frederico Antunes.

A elevação da cota para mil dólares nas compras é outro avanço significativo, equiparando Sant’Ana do Livramento a grandes centros de entrada internacional. “Agora tem mil dólares de cota, semelhante a Guarulhos, semelhante a Galeão, semelhante a todos os aeroportos que fazem roteiros e rotas para todo mundo,” celebrou o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Free Shops.

Mas a maior vitória, para Frederico Antunes, é a social. Ele sempre buscou “uma condição de reverter uma situação que nos incomoda muito, que é fazer com que quem nasce aqui, quem mora aqui, quem ama esse rincão, possa continuar vivendo aqui. Não precisa sair daqui para sobreviver com dignidade.”

Colegas e parceiros são unânimes em reconhecer seu papel. Como afirmou Carlos Nilo, durante a entrevista de Marcelo Pinto com Antunes: “O deputado Frederico Antunes é o grande articulador de tudo.” E mais: “É um grande político. É um espelho pra nós políticos também. Seguir essa trajetória de articulação, de pensar nas cidades do futuro, olhar lá na frente.”

A expansão para outras cidades da fronteira oeste como Jaguarão, Artigas, Quaraí, Uruguaiana, entre outras, solidifica ainda mais o legado de Antunes, transformando a região e oferecendo novas perspectivas para seus moradores. Sant’Ana do Livramento, com os free shops, vislumbra um futuro mais próspero, alicerçado na perseverança e visão de seus líderes.

NO AR
Rádio RCC