Núcleo de Estatística Municipal é destaque entre as boas práticas de todo o país
A Secretaria de Desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento celebra a seleção do projeto NEM: Núcleo de Estatística Municipal para o renomado Prêmio Infosfera 2025, iniciativa que reconhece e valoriza boas práticas no uso de dados e tecnologia na gestão pública. O Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública é uma das faces da Infosfera, iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com diversas instituições comprometidas com a excelência em gestão da informação no setor público.
O projeto de Sant’Ana do Livramento, de autoria de Rafael Damasceno de Camargo, Bianca Borger Lussani e Felipe Gomes Madruga, está entre as 11 boas práticas selecionadas de diversas instituições, incluindo órgãos federais, tribunais regionais eleitorais e prefeituras de outros estados. O NEM: Núcleo de Estatística Municipal tem como vínculo institucional a Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento.
As boas práticas selecionadas serão apresentadas em uma sessão especial no dia 21 de outubro de 2025, das 16h30 às 18h00 na Universidade Federal do Paraná. A grande Cerimônia de Premiação do Infosfera 2025 ocorrerá no mesmo dia, a partir das 18h30, durante uma Sessão Solene, onde será anunciado o projeto vencedor do troféu Infosfera 2025.
Os autores e coautores de todas as boas práticas selecionadas, incluindo o time de Livramento, terão direito a: certificado de apresentação (se apresentada), inclusão na Plataforma de Boas Práticas da Infosfera, divulgação no site do Prêmio, e menção honrosa. A premiação final confere o troféu apenas à prática vencedora.
Entre os demais projetos selecionados para a cerimônia e apresentação, destacam-se iniciativas de órgãos como a Secretaria de Governo Digital/Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Senado Federal e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, evidenciando o alto nível de competitividade e relevância dos trabalhos escolhidos. A participação do município de Sant’Ana do Livramento neste seleto grupo reforça o compromisso local com a inovação e o uso estratégico de dados para o aprimoramento da administração pública.

 
                    