Rio Pardo, Triunfo e Camaquã evoluíram no Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), no período de 2022 a 2024. Os municípios atuaram sob orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) que, com o projeto Educa Mais RS, promove palestras e outras atividades com o objetivo de impulsionar os indicadores de ensino nas escolas. O programa, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), atende 21 municípios e oferece mentorias com participação de renomados especialistas em educação e técnicos do TCE-RS.
A partir da participação no programa, os municípios evoluíram em termos de gestão educacional, especialmente no que se refere à realização de diagnósticos frequentes de aprendizado dos alunos, que orientam tanto o reforço escolar, quanto a formação continuada de professores.
A cidade de Rio Pardo subiu 287 posições, saindo da 347ª posição em 2022, para a 60° em 2024. Para a secretária de Educação, Jaqueline Sulzbacher, essa conquista é símbolo do trabalho do corpo docente, que foi fundamental na caminhada, juntamente com as equipes diretivas. Para a secretária, a mentoria do TCE-RS foi fundamental para traçar um plano de ação com objetivos claros, mostrando exatamente o que a rede de ensino precisava no momento.
Além disso, Triunfo foi o município com o maior número de escolas premiadas no programa Alfabetiza Tchê e obteve a maior nota no IMERS dentre os municípios da Região Carbonífera. Triunfo evoluiu 138 posições, em 2022 ocupava o 184° lugar e, em 2024, conquistou o 46° lugar. “A Secretaria Municipal de Educação de Triunfo enaltece o trabalho dos professores da rede. São, com certeza, os grandes protagonistas deste grande avanço, tornando o nosso município destaque na educação do Rio Grande do Sul”, compartilha a secretária de Educação Roseli Machado. O Educa Mais oportunizou uma imersão em temas relevantes para o desenvolvimento do município na educação e, assim, cada equipe escolar pôde personalizar o ensino, minimizar as defasagens e promover o avanço na aprendizagem dos alunos.
Já a secretária de Educação e Desporto de Camaquã, Ana Carmelita Martins, relata que subir 126 posições é reflexo “de muito trabalho de monitoramento junto às escolas, aos profissionais da área da educação e ao fortalecimento das práticas pedagógicas e, também, do trabalho relacionado ao Educa Mais RS, que nos auxiliou a mobilizar todos os segmentos escolares para essa responsabilidade em relação ao aprendizado dos nossos alunos, a ponto de transformar a rede municipal de ensino no carro chefe do desenvolvimento da nossa comunidade”. A cidade saiu da 376ª posição em 2022, para a 250ª em 2024.
Em 2017, Triunfo e Rio Pardo passaram por auditoria operacional do TCE-RS, pois estavam entre os municípios do estado com os piores índices de aprendizado dos alunos.
Atualmente, as redes de ensino se encontram engajadas para realizar as avaliações promovidas pelo Governo do Estado (SAERS) e pelo Governo Federal (SAEB), nos meses de outubro e novembro.
Maryanna Lucas – Assessoria de Comunicação Social