Em um esforço para proteger crianças e adolescentes contra doenças, a campanha de multivacinação está em pleno andamento, com um foco especial no resgate de doses em atraso. Segundo a enfermeira Pamela Vargas, a iniciativa busca intensificar a vacinação para menores de 15 anos, garantindo que as cadernetas estejam completas e atualizadas. “É uma campanha de multivacinação para menores de quinze anos, crianças e adolescentes, nas quais a gente tá buscando os faltosos, para colocar em dia todas as doses”, afirmou a enfermeira.
O ponto alto da campanha será o “Dia D”, que acontecerá neste sábado (18/10), quando todas as unidades de saúde com salas de vacinação (exceto a da Santa Rosa) estarão abertas das 9h às 17h. A ação visa facilitar o acesso de pais e responsáveis, permitindo a atualização de todas as doses pendentes. “Todas as doses da caderneta de vacina que estão em atraso ou aqueles que também têm que tomar a dose que está prevista e está na data, a gente convida a comparecer a uma sala de vacina”, reforçou Pamela.
Vacinação além do ‘Dia D’ e alerta para o sarampo
A intensificação da campanha se estende até o final do mês, com horários de atendimento noturno em algumas unidades de saúde, em uma ação conjunta com a campanha Outubro Rosa. Além da multivacinação para crianças e adolescentes, outras duas campanhas importantes estão em curso:
Vacina do HPV: intensificação para adolescentes de 15 a 19 anos, válida até o final do ano.
Vacina Tríplice Viral (Sarampo): devido à reintrodução da doença, a vacinação está sendo intensificada para pessoas de até 59 anos. “A gente está intensificando por conta da reintrodução da doença, que a gente já teve casos”, destacou a enfermeira.
Chamado à população
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto (ou CPF), o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A disponibilidade de diversas vacinas e o horário estendido demonstram o grande esforço das autoridades da Saúde para proteger a comunidade, especialmente contra doenças que podem ser prevenidas.
O repórter Marcelo Pinto enfatizou a importância do ‘Dia D’ e reforçou o apelo aos pais e responsáveis. “A disponibilidade de várias vacinas e o horário estendido demonstram um esforço significativo para proteger a comunidade, especialmente contra doenças como o sarampo, que teve reintrodução”, comentou. A participação da população é crucial para o sucesso da campanha e para a proteção de todos.
Confira a entrevista no Jornal da Manhã da Radio RCC FM: