“Sou eu quem vai seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-ba…”. A música do Toquinho fala sobre o caderno, mas poderia falar perfeitamente sobre o professor, aquele que começa conosco na educação infantil e nos acompanha até a vida acadêmica, aquele que em muitos momentos se torna nosso mentor, conselheiro e amigo.
O papel do professor vai muito além de ensinar os conteúdos previstos nos planos de aula, elaborar exercícios e aplicar provas. O professor tem, na sua essência, um olhar que vê através das expectativas, dos olhares e principalmente do silêncio dos alunos.
Ser professor sempre foi uma profissão que exigiu comprometimento, responsabilidade e dedicação, mas que, atualmente, exige coragem, paciência e compromisso diário com o crescimento de pessoas que passam pela nossa vida e muitas vezes nos enxergam como um exemplo de como conduzir gente grande.
Cada aluno, cada turma é um universo e o papel do professor é desvendar cada uma dessas galáxias e encontrar nelas a oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e muitas vezes de acreditar no próprio potencial.
O professor é aquele que semeia mesmo sem saber quando verá o florescer. Ensina com paciência, aprende com humildade e segue acreditando, mesmo quando o terreno parece árido.
Educar é um ato de fé, de acreditar no amanhã, ainda que ele não esteja pronto hoje.
Entre risadas, dúvidas, erros e recomeços, nascem vínculos que ultrapassam o tempo da sala de aula. Porque ensinar é, antes de tudo, um gesto de amor: amor que forma, transforma e permanece.
A educação é um ato de esperança. Acreditar no futuro é o que move quem escolhe ensinar. Mesmo diante dos desafios, há sempre a certeza de que vale a pena porque cada aula, cada conversa e cada descoberta têm o poder de iluminar caminhos e abrir horizontes.
Ser professor é participar, todos os dias, do processo mais bonito que existe: o de ver pessoas florescendo.
Endereço: Rua Duque De Caxias, 2049 – Centro, Sant’Ana Do Livramento/RS
WhatsApp: (55) 984245666
Instagram: @senacsantanadolivramento