Com a confirmação da cassação do vereador Júlio César Figueredo Doze, ocorrida hoje na Câmara de Vereadores, a bancada feminina vai ganhar uma nova representante em Sant’Ana do Livramento. Primeira suplente do partido Podemos, quem assume a vaga é a policial civil Alexandra Mendes Quevedo, que na eleição do ano passado recebeu 503 votos, sendo a terceira mais votada do partido.
Alexandra, além de policial civil, é professora e foi eleita recentemente como presidente do Podemos Mulher na cidade. Ao final da eleição passada, a então candidata usou as redes sociais para agradecer os votos que tinha recebido, enfatizando que sua campanha tinha sido “desprovida de recursos financeiros, mas de uma riqueza enorme que não tem preço: amigos verdadeiros, os quais se doaram gratuitamente”. Na época, ela enfatizou que na manhã seguinte estaria na Delegacia de Polícia trabalhando normalmente. Agora, passado um ano, ela vai ter que também dar expediente no Legislativo Municipal.
A nova vereadora santanense vem de uma tradicional família política da cidade. Ela é irmã do ex-vereador Germano Cabeira Mendes, o Germano Camacho, também policial civil, que foi vereador por 20 anos, entre 2001 e 2021. Ambos são filhos de Luciano Camacho Mendes, que foi vereador em Livramento em cinco mandatos, entre 1964 e 1996, pelos partidos PTB, MDB e PDT. O pai de Alexandra foi presidente do legislativo municipal em 1993.
A posse de Alexandra Mendes deve ocorrer na quarta-feira da próxima semana, dia 29, que será a primeira sessão legislativa após a confirmação final da cassação do vereador Doze.