sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina

No Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, o cirurgião plástico Dr. Cezar Fernandes compartilha sua trajetória de superação, os desafios da profissão, a importância do olhar humanizado na cirurgia estética e o orgulho de acompanhar os filhos gêmeos ingressando na faculdade de medicina.

Desde jovem, o sonho de ser médico já fazia parte dos planos do Dr. Cezar, mas ele sabia que o caminho seria longo e cheio de obstáculos. “Venho de uma família simples, com cinco irmãos, filhos de um marceneiro e uma professora. Nunca nos faltou incentivo, mas não tínhamos condições financeiras para uma universidade particular. Foram três anos de vestibular até conseguir entrar em uma universidade federal. Não desistir foi o começo de tudo”, relembra.

Durante a residência em cirurgia geral, em Porto Alegre, o contato com dois grandes professores, Dr. Jorge Mariante Vieira e Dr. Ronildo Storck, despertou nele o interesse pela cirurgia plástica. “Eles foram os responsáveis por me apresentar à especialidade e me levaram para auxiliar nas cirurgias plásticas no hospital onde eu fazia residência”, conta.

A formação do Dr. Cezar é sólida e marcada por grandes experiências. Graduado pela Universidade Federal de Pelotas, realizou residência no Hospital Lazzarotto, em Porto Alegre, e especializou-se na Clínica Fluminense de Cirurgia Plástica e na renomada Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. É membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — título conquistado após avaliação teórica, prática e apresentação de trabalho científico.

Sua trajetória profissional também inclui participações em importantes congressos internacionais, nos quais apresentou trabalhos científicos sobre sua experiência com implantes glúteos intramusculares. “Apresentei minhas pesquisas no Congresso Argentino de Cirurgia Plástica, realizado em Ushuaia, em 2023; no Congresso da Sociedade Chilena de Cirurgia Plástica, em Santiago, também em 2023; e no Congresso Ibero-Latino-Americano de Cirurgia Plástica, na Cidade da Guatemala, em janeiro de 2025”, destaca o cirurgião.

Sobre os desafios da profissão, Dr. Cezar é direto: “O maior deles é aprender a lidar com as limitações e as frustrações. Nem sempre conseguimos atingir todos os objetivos desejados para cada paciente”. Para ele, a convivência com sua esposa, a psicóloga Ana Cláudia Fernandes, é fundamental nesse processo. “Aprendi com ela a aceitar essas limitações e a lidar melhor com as frustrações”.

Outro ponto que ele ressalta é a importância do olhar humanizado. “Uma simples mudança estética representa muito mais que uma alteração física. Muitas vezes é uma transformação emocional, espiritual e uma melhora significativa da autoestima, que impacta positivamente os relacionamentos do paciente”, afirma.

Para o Dr. Cezar, o Dia do Médico é um momento de agradecimento e celebração. “É um dia para agradecer pela dádiva que nos foi dada e para celebrar a vida”.

Quando questionado sobre qual o maior valor que um médico deve cultivar, ele responde com convicção: “Ter a consciência de que somos simplesmente instrumentos de Deus, escolhidos para essa missão, e que devemos cumpri-la com humildade, dedicação, comprometimento e ética”.

Apaixonado pela profissão, ele afirma que sua motivação é o amor pelo que faz, o suporte da família, sua equipe de trabalho e o reconhecimento das pacientes. “Continuo em construção e evolução constante”, diz.

Um dos momentos mais especiais da sua vida recente é acompanhar a aprovação dos filhos gêmeos no curso de medicina. “É meu maior presente. Tenho o prazer de acompanhar toda a evolução deles desde o início do curso. Recebo diariamente áudios com discussões de casos e aulas. Às vezes brinco que faltei àquela aula porque não lembro do conteúdo! Sinto uma grande responsabilidade, pois sei que sou o espelho deles. Rezo para continuar acompanhando essa caminhada”, conta emocionado.

Sobre os valores transmitidos aos filhos, ele acredita ter conseguido plantar boas sementes, destacando o papel fundamental da esposa nesse processo. “Minha esposa sempre estimulou que eles caminhassem ao nosso lado, e isso tem sido muito importante”.

Por fim, Dr. Cezar deixa uma mensagem de esperança para o futuro dos filhos: “Espero continuar ensinando sobre respeito à vida e à saúde de forma humanitária. Tenho certeza de que serão profissionais sérios, éticos e competentes, dedicados a construir suas carreiras e famílias, contribuindo para uma sociedade melhor”.


Endereço: Estrada Robledo, R. Guimarães Braz, 900, Sant’Ana do Livramento
WhatsApp: (55) 98124-3958
Instagram: @clinicacezarfernandes

Facebook: Cezar Fernandes Cirurgia Plástica

 

Dr. Danilo realiza aperfeiçoamento de cirurgia robótica no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre O ortopedista e traumatologista Dr. Danilo Soares, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e membro internacional da Fundação AO para o Trauma, vem se destacando pelo uso de técnicas modernas que garantem mais segurança e qualidade de vida aos pacientes. Médico do

Prevenir é viver com mais saúde

Unimed Região da Fronteira apoia o Outubro Rosa com ações de conscientização e cuidado com a mulher.