qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Rodrigo Lorenzoni cobra retomada do protagonismo gaúcho em liberdade econômica

Foto: Rodrigo Savedra

Foi divulgado o novo Ranking Nacional de Liberdade para Trabalhar e os dados confirmam um alerta que o deputado Rodrigo Lorenzoni, presidente da Frente Parlamentar da Liberdade Econômica da Assembleia Legislativa do RS, vem fazendo há tempos: o Rio Grande do Sul perdeu protagonismo na agenda de desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.

O levantamento revela que Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais lideram o país no número de atividades econômicas dispensadas de alvarás. O Paraná, por exemplo, já libera 975 atividades de autorização prévia para funcionamento, seguido por Goiás (962), São Paulo e Minas Gerais.

Já o Rio Grande do Sul, pioneiro na aprovação da Lei de Liberdade Econômica, de autoria do próprio Rodrigo, ocupa hoje apenas a oitava posição no ranking, ficando novamente atrás de Santa Catarina e do Paraná.

 

 

Uruguai legaliza a eutanásia e entra para grupo seleto de países – Projeto aguarda sanção presidencial

O Senado do Uruguai aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que legaliza a eutanásia e o suicídio assistido em todo o país. Conhecida como “Lei da Morte Digna”, a proposta descriminaliza o procedimento sob condições específicas e coloca o país como o primeiro da América do Sul a aprovar a prática de forma ampla pelo Legislativo. O texto

Germano Rigotto

Resumo de quinta-feira, dia 16/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Juristas pressionam Lula por uma ministra no STF   GLOBO – Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela e não descarta ataque   FOLHA DE S.PAULO – Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela para derrubar Maduro   O ESTADO DE S.PAULO – Trump infiltra a