Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
CORREIO BRAZILIENSE – Alívio em Israel e em Gaza, mas há desafios para a paz
GLOBO – Israel recebe os últimos 20 reféns, e líderes mundiais endossam plano de Trump
FOLHA DE S.PAULO – Hamas liberta reféns após 738 dias, e acordo de cessar-fogo é assinado
Valor Econômico – Após cessar-fogo em Gaza, desafio para paz é grande
O ESTADO DE S.PAULO – Israel e Hamas trocam 20 reféns por 2 mil presos; Trump vê ‘fim da guerra’
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importante
Desafios no Oriente – Depois de 737 dias, os 20 reféns israelenses vivos voltaram para casa. Em troca, 1.968 palestinos foram soltos pelo Estado judeu. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou até Jerusalém, discursou na Knesset (Parlamento) e foi ovacionado. “O longo e doloroso pesadelo finalmente terminou”, declarou. Depois, viajou ao Egito, onde assinou o acordo de cessar-fogo em Gaza, na presença dos líderes Emmanuel Macron (França) e Mahmud Abbas (Autoridade Palestina). Ao Correio, especialistas alertaram sobre as dificuldades para implementar o plano da Casa Branca. Moradores do kibutz de Nir Oz criticam demora para a entrega dos 28 mortos no cativeiro.
Gonet aponta erro em decisão de Moraes – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou nesta segunda-feira, 13, erro na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a prisão preventiva de Divanio Natal, réu do 8 de Janeiro. Gonet afirmou que o réu cumpria as medidas cautelares em uma vara judicial diferente da informada pela Justiça de Minas Gerais ao STF. Como mostrou a Coluna do Estadão, a defesa de Divanio Natal afirmou que ele estava encarcerado havia seis meses por romper a tornozeleira eletrônica e ficar foragido, mas foi detido usando o aparelho dentro da própria casa. “A certidão da Vara de Precatórios Criminais da Comarca de Uberlândia, cuja autenticidade foi devidamente verificada, demonstra que o cumprimento das medidas cautelares fixadas pelo STF estava sendo fiscalizado naquele juízo, e não na Vara de Execuções Penais de Uberlândia. O documento também confirma as alegações da defesa, no sentido de que o réu vinha cumprindo regularmente as cautelares antes de ser preso”, afirmou Gonet, acrescentando: “Diante desse novo cenário, a prisão preventiva deve ser revogada”. O procurador-geral da República defendeu que Divanio Natal volte a cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Procurado, o STF não comentou. A Justiça mineira não respondeu.
Problema é Netanyahu e não Israel – Ao exaltar, ontem, a suspensão das hostilidades entre Israel e Hamas, que permitiu o retorno para casa de 20 reféns do grupo terrorista depois de 738 dias de cativeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o cessar-fogo como “uma vitória do diálogo e um sinal de esperança”. Mas, conforme enfatizou, a distensão no Oriente Médio não altera a relação entre os governos brasileiro e israelense, nem abre a pos ibilidade de voltar a indicar um embaixador para Tel Aviv. Segun do Lula, “o Brasil não tem problema com Israel”. “O Brasil tem problema com o (primeiro-ministro de Israel, Benjamin) Netanyahu. Na hora em que Netanyahu não for mais governo, não haverá nenhum problema entre Brasil e Israel, que sempre tiveram uma relação muito boa”. Ainda na ONU, Lula reafirmou a posição do Brasil em favor da solução de dois Estados — “tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir” — e argumentou que “trabalhar para efetivar o Estado Palestino é corrigir uma assimetria que compromete o diálogo e obstrui a paz”.
Mapa da Fome – A audiência de Lula com o papa foi antes do encerramento da 2ª Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O presidente destacou a liderança do Brasil na criação da iniciativa, citou a saída recente do país do Mapa da Fome da FAO e defende um maior comprometimento financeiro das nações desenvolvidas. Lula ressaltou que “a persistência da fome e da pobreza são as provas mais dolorosas de que falhamos como comunidade global”. E lembrou que a Aliança Global só se sustentará com o comprometimento financeiro de todos os integrantes.
Com Leão XIV, convite para COP – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o papa Leão XIV a participar da Conferência das Na ções Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), novembro, em Belém. Foi na audiência que teve, ontem, com o sumo pontífice, no Vaticano, quando entregou a ele um broche representando a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Por meio de publicação em uma rede social, Lula afirmou que conversou com o papa sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. “Falei ao Papa sobre minha participação, hoje (ontem), no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos, pela segunda vez, o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu (sobre os “Peregrinos da Esperança”, aberto pelo Papa Francisco), o papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, postou Lula.
Para STF, pessoa “gabaritada” – Na coletiva que concedeu depois do evento da FAO, o presidente Lula foi indagado sobre o perfil do próximo ministro a ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta da aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Deixou claro que pretende indicar uma “pessoa gabaritada e não um amigo”. “Não sei se homem ou mulher, não sei se preto ou branco. No Brasil, as pessoas acham que podem definir pelo governo”, criticou, por conta dos vários balões de ensaio sobre nomes que poderiam ocupar a cadeira aberta com a aposentadoria de Barroso. Na mesma coletiva, o presidente ainda foi indagado sobre a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), foragida da Justiça brasileira e que está presa na Itália à espera da conclusão do processo de extradição. “Nem me lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia se ela estava aqui ou não. Para mim, é uma pessoa que não merece respeito de quem ama a democracia”, desdenhou.
Missão da pré-COP30 é multilateralismo forte – O primeiro dia da Pré-COP, na reunião ministerial preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada ontem em Brasília, foi marcado pelo apelo ao fortalecimento do multilateralismo e pela defesa de avanços concretos na implementação dos acordos climáticos. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou os pilares que devem orientar as negociações do encontro em Belém, no próximo mês, e defendeu uma transição energética e ambiental pautada pela ética, pela cooperação internacional e por resultados concretos. A presidência brasileira da COP30 propôs três objetivos centrais para o evento: “reforçar o multilateralismo e o regime de mudanças do clima no ano da Convenção-Quadro das Nações Unidas (sobre a Mudança do Clima); conectar o regime climático à vida real das pessoas; e acelerar a implementação do Acordo de Paris por meio do estímulo a ações e ajustes estruturais em todas as instituições que possam contribuir para isso”. No discurso, Alckmin reafirmou o compromisso do Brasil com as metas climáticas estabelecidas internacionalmente.
Quatro papas – O papa Leão XIV é o quarto pontífice com quem o presidente Lula se encontra ao longo de sua trajetória política. Com João Paulo II, em 1980, o petista não havia chegado à Presidência, ainda era somente líder da esquerda brasileira. Em 2007, no segundo mandato presidencial, Lula teve uma audiência com Bento XVI. Houve, ainda, dois encontros com Francisco: o primeiro em 2020, meses após deixar a prisão em Curitiba; e o segundo, em 2023, já na terceira passagem no Planalto.
Hora do troco – Caça às bruxas, retaliação, coerência partidária. Há vários nomes para qualificar as demissões de indicados políticos que têm ocorrido após o governo amargar a derrota com a MP 1.303 no Congresso. Segundo parlamentares aliados do Planalto, nada fazer, seria beneficiar aqueles que recebem cargos, mas não apoiam o governo nas votações decisivas.
Efeito das ruas – Em relação ao Parlamento, os governistas aguardam se as mudanças surtirão efeito nas pautas de interesse do governo. Não está descartada a estratégia de convocar novas manifestações com o discurso “Congresso inimigo do povo”.
Dia D na Educação – Amanhã a Câmara dos Deputados promoverá o “Dia D” da Educação. A ideia é votar projetos importantes da área. O relatório do Plano Nacional da Educação (PNE) será apresentado hoje, e outras propostas devem ir à votação. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avaliará, por exemplo, projetos sobre evasão escolar, além de vagas nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A hora das emendas – Nesta quinta-feira, o Congresso Nacional vai analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Trata-se de um debate vital entre Executivo e Legislativo. Em primeiro lugar, em razão das eleições. O relator do projeto da LDO, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), definiu que o pagamento das emendas deve ocorrer até três meses antes das eleições. Além disso, o debate orçamentário ocorre em pleno contencioso entre o Supremo e Congresso sobre a liberação de recursos pelo Orçamento da União.
Licença vital – Outro ponto importante, na quinta feira, é a análise dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O Planalto vetou mais de 60 dispositivos no texto aprovado pelo Legislativo. Nem todos os vetos deverão ser derrubados. Parlamentares próximos ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pretendem dar especial atenção à Licença Ambiental Especial (LAE), vetada pelo Planalto, mas reapresentada na Medida Provisória 1.308/2025, editada em agosto.
Expectativa – Alcolumbre tem notório interesse na Licença Ambiental Especial, que pode encurtar o caminho para destravar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, com impacto direto na economia do Amapá, base eleitoral do senador. Há duas semanas, após o Ibama aprovar uma etapa do empreendimento, o senador comemorou. “(Foi) mais de uma década para que esse sonho se tornasse realidade”, disse.
Contra a devastação – Paralelamente à análise dos vetos, é grande a possibilidade de mais protestos contra o “PL da Devastação”. Setores de esquerda já alertam para a articulação de bancadas interessadas em flexibilizar a legislação ambiental.
STF começa a julgar núcleo 4 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje o julgamento do núcleo 4 da trama golpista, que tem sete réus. Eles foram alvo de denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por espalhar desinformação para tentar minar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação brasileiro em 2022 e por atacar instituições e autoridades, inclusive do próprio círculo militar. Um dos réus do núcleo 4 é Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército acusado de participar de ataques virtuais a integrantes das Forças Armadas que teriam se recusado a aderir à trama golpista. Na denúncia oferecida pelo Ministério Público, constam diálogos do militar com o general Braga Netto — que foi vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro e condena do em setembro no julgamento do núcleo 1. Nas conversas, Ailton é orientado pelo general a “infernizar a vida” de militares de alta patente que não aderiram ao plano. A lista de réus nesta fase de julgamento também inclui: Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal; Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal; e o coronel do Exército Reginaldo Abreu.
Moraes mantém prisão de Bolsonaro – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou ontem um pedido para revogar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi preso em 4 de agosto após descumprir medidas cautelares impostas por Moraes no inquérito que apura tentativas de interferência no Judiciário por parte do deputado Eduardo Bolsonaro (PL–SP). Ao contrário de seu filho, que está nos Estados Unidos, o ex-presidente não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesse inquérito. Esse foi o argumento apresentado pela defesa para pleitear o fim da prisão domiciliar.
Atendimento médico – Em outra decisão de ontem, no entanto, o ministro autorizou que o ex-presidente receba visitas médicas para tratar as crises de soluço que enfrenta. Ele poderá ser submetido a “qualquer tratamento médico” em sua casa e também a internações em casos de urgência. Precisará, no entanto, comunicar os atendimentos ou internações ao tribunal em um prazo de 24 horas e apresentar comprovações das consultas ou internações.
PT terá reuniões com big techs – A direção do PT fará reuniões com as principais big techs nesta semana para discutir temas delicados como regulação de redes sociais, suspensão de contas e combate a fake news e discurso de ódio. As conversas serão realizadas após seminários abertos para filiados do partido, cujo foco será de orientações práticas sobre uso de ferramentas online. As oficinas ocorrerão em quatro dias consecutivos a partir desta terça-feira (14). Participarão sucessivamente TikTok, Google/YouTube, Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp) e Kwai, uma por dia. Cerca de 3.000 pessoas se inscreveram para os cursos abertos, que ocorrem em formato online e presencial. Já as reuniões fechadas que ocorrerão após as oficinas terão participarão da direção nacional do partido, parlamentares e coordenadores de campanhas, além dos representantes das empresas. A ideia é ter uma discussão franca com cada plataforma, mas dentro do objetivo de abrir diálogo e criar uma relação institucional entre as duas partes.
Não conhece – Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ) nega que tenha sido o responsável pela indicação de Rodrigo de Lemos Lopes, destituído pela Caixa Econômica Federal da Vice-Presidência de Sustentabilidade e Cidadania Digital. A exoneração ocorreu na última sexta-feira (11) por decisão do governo, como resposta à derrubada da MP dos impostos pela Câmara dos Deputados. “Eu não sei quem é essa pessoa. Não indiquei ninguém neste governo, nem a este cargo, nem a qualquer outro. Não sei por que estão ligando essa pessoa a mim”, afirma Côrtes, que é ex-líder do PL na Casa e aliado próximo do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
PL de redução de penas empaca – O projeto para reduzir penas de condenados por atos golpistas, que originalmente tratava de anistia, deve atravessar mais uma semana sem ser votado pela Câmara dos Deputados, segundo líderes de partidos de esquerda. Este é o quarto adiamento após a proposta ter a tramitação em regime de urgência aprovada pelo plenário no dia 17 do mês passado —desde aquele momento, o relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) vem repetindo que o mérito seria analisado na semana seguinte, promessa que não se concretizou.
Favoritismo de Messias cria ruídos no Senado – O favoritismo do procurador-geral da União, Jorge Messias, para preencher a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já está gerando ruídos na base oficial do Senado. De acordo com o blog da coluna de Malu Gaspar, do GLOBO, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já enviou, nas últimas semanas – antes mesmo de Barroso anunciar sua aposentadoria antecipada – uma mensagem ao presidente, por meio de ministros palacianos, de que o governo terá dificuldade de conseguir a indicação no Senado, caso insista no auxiliar para o cargo. Ontem, Barroso assinou o pedido de aposentadoria com feitos a partir de 18 de outubro. Ele permanecerá ativo até sexta-feira. A expectativa é que o Palácio do Planalto anuncie o novo nome nas próximas semanas.
STF marca julgamento do ‘núcleo 2’ – O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro o julgamento dos seis réus da Ação Penal 2693, que trata da tentativa de golpe de Estado investigada no inquérito das milícias digitais. Os acusados integram o chamado “núcleo 2”, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável pela elaboração da “minuta do golpe” e coordenar as ações de monitoramento e de “neutralização” violenta de autoridades públicas, além de articular ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste nas eleições de 2022. O julgamento, conduzido pelo ministro Flávio Dino, ocorrerá em quatro sessões.
Gleisi diz que as demissões são para reorganizar a base – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), disse que as demissões dos indicados por deputados que votaram contra o Palácio do Planalto para derrubar a Medida Provisória que ampliou a tributação de sites de apostas e letras de crédito foram um movimento para “reorganizar a base” dos partidos que compõem o Governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contava com a vitória na Câmara para ampliar a arrecadação e ter folga nas contas públicas, foi derrotado por uma manobra de legendas do Centrão e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As demissões, segundo Gleisi, serão discutidas nesta semana em reuniões com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários.
Primo de secretário ganhou R$ 880 mil por shows – Um cantor com sete ouvintes mensais no Spotify tem sido contratado com frequência pela Secretaria de Cultura da prefeitura de São Paulo para realizar shows em quermesses com cachê de R$ 50 mil. Desde junho de 2023, Davi Goulart já recebeu R$ 880 mil da gestão Ricardo Nunes (MDB), sempre sem licitação, sob a justificativa de ser um artista “consagrado” — o total deve subir para R$ 930 mil após apresentação feita anteontem e que ainda não foi paga. Ele é primo de Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da prefeitura. Nos documentos que justificam a contratação como artista consagrado, os técnicos sempre citam que Davi supostamente foi elogiado por Neymar por uma música gravada em 2013. Consagrado, ele não precisa se encaixar no teto de R$ 3,5 mil por apresentação, previsto em portaria municipal.
Ex-presidente do INSS ignora relator do CPI e causa tumulto – O depoimento do ex-presidente do INSS Alexandro Stefanutto na CPI do INSS começou de forma tumultuada. Munido de um habeas corpus concedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe permite permanecer em silêncio, Stefanutto se recusou a responder as perguntas do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). A sessão foi suspensa e Stefanutto convencido a responder as perguntas do relator e a se manter calado somente nos questionamentos que pudessem incriminá-lo. Mas o embate continuou nas perguntas seguintes, com mútuas trocas de farpas, e a sessão foi suspensa novamente. —Estou aqui como testemunha, eu decido a minha resposta. Isso é uma audácia e, ao mesmo tempo, uma agressão aos meus direitos constitucionais — disse Stefanutto ao relator, que insistia em refazer as perguntas. — O senhor me respeita — disse o relator.
Réu da Operação Faroeste tem áreas embargadas pelo Ibama por desmatamento – O empresário João Antônio Franciosi, réu na Operação Faroeste — que apura corrupção no Judiciário baiano —, é o líder em áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatamento na Bahia neste ano. Entre 22 de agosto e 2 de setembro, o órgão ambiental interditou oito áreas em nome de Franciosi no Estado, que somam cerca de 1.500 hectares. Cada hectare equivale aproximadamente a um campo de futebol oficial. Procurado, o empresário não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações. Segundo um levantamento feito pela Coluna do Estadão em dados do Ibama, constam embargos no nome de Franciosi em propriedades rurais em Luís Eduardo Magalhães (BA) e Barreiras (BA), uma região onde o Grupo Franciosi atua.
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3251
Dia 14 de Outubro de 2025, Terça-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Meteorologista
Dia Nacional da Pecuária
Dia Mundial da Padronização
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 23° Máx 32° (Vitória-ES)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,75% R$ 5,46
💶 Euro ⬇️ 1,14% R$ 6,31
📊 Ibovespa ⬆️ 0,78% 141.783 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 1,05% R$ 632.557,36
💲IPCA ⬆️ 0,48% Setembro de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Setembro de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 725,21
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷 Lula critica ajuste fiscal de gastos sociais e cobra países ricos por verbas contra a fome; discurso foi feito em Roma, na Itália, onde o presidente brasileiro participou da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e da abertura do Fórum Mundial da Alimentação
🇧🇷 Governo estuda retomar ofensiva sobre bets, fintechs e créditos de impostos; após a derrubada da Medida Provisória (MP) 1.303 pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (8), o governo federal pretende reaver a arrecadação extra que esperava angariar com o projeto para 2026, ano eleitoral
🇧🇷👥 Congresso reage à decisão do STF sobre caça de javalis e tenta garantir autonomia dos estados; em setembro, o STF reconheceu a repercussão geral de um recurso contra uma lei de São Paulo que discute o alcance da autonomia dos estados na regulamentação da caça de animais exóticos invasores; isso significa que a decisão que vier a tomar deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça
🇧🇷👥 Ministério da Educação (MEC) suspende, por 120 dias, o edital que determinava a abertura de novos cursos de medicina em faculdades particulares; a pasta apontou que é necessária uma avaliação dos impactos da expansão dessas vagas “em razão da conclusão de processos administrativos determinados por decisões judiciais”
👥 Oposição propõe derrubar decreto de Lula que aumenta poder de Janja; o decreto, também assinado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), altera a estrutura do gabinete presidencial para incluir a atribuição de “apoiar o cônjuge do Presidente da República no exercício das atividades de interesse público”; na prática, o ato formaliza uma estrutura funcional e administrativa para a esposa do presidente
⚖️ Moraes nega pedido da defesa e mantém prisão domiciliar de Bolsonaro; ministro do STF justifica medida com o ‘fundado receio de fuga do réu’ e o ‘reiterado descumprimento das cautelares’ para manter o ex-presidente preso em casa; no pedido de revogação da prisão domiciliar, os advogados que representam Bolsonaro argumentaram que a PGR já apresentou denúncia no inquérito sobre obstrução de Justiça e não acusou o ex-presidente nesse inquérito, motivo pelo qual não haveria “fundamento mínimo necessário” para manter as medidas cautelares determinadas nesse processo
⚖️ Justiça do Distrito Federal censura quatro reportagens sobre empresário investigado por ligação com o PCC; as matérias removidas reportavam investigações sobre o suposto uso da Rede Boxter de postos de combustíveis, pertencente à família Cepeda, citada no relatório da chamada “Operação Carbono Oculto”, para movimentar recursos ilícitos; segundo o Ministério Público, o grupo teria usado laranjas e empresas de fachada para ocultar patrimônio obtido ilicitamente e simular transferências de dezenas de estabelecimentos
🚔 Operação Alerta Lilás da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 83 pessoas entre os dias 3 e 10 de outubro de 2025, nas cinco regiões do país, por crimes de violência cometidos contra mulheres; maioria das prisões foi por não pagamento de pensão alimentícia
👥🥃 Intoxicação por metanol: Brasil registra 32 casos confirmados e investiga outros 181; o país teve um aumento de três registros positivos de intoxicação pela substância com relação ao último balanço, publicado na sexta-feira (10)
🏥 Ministério da Saúde recebe o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2022, para o tratamento do câncer de mama; o remédio é indicado para quem ainda continuou com a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta
🛳️ Operação “Atlas”: “Atlântico” atraca no Maranhão pela primeira vez; maior navio de guerra da América Latina chega ao Porto de Itaqui, em São Luís, para missão conjunta
👨🏻🚒🔥Brigadas controlam dois dos três incêndios na Chapada dos Veadeiros; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou ter controlado, ao longo do último final de semana, dois dos três incêndios que atingem o local, no estado de Goiás, desde o dia 28 de setembro; área afetada pode chegar a 80 mil hectares, segundo o ICMBio; no momento, permanece ativo um incêndio na região de Nova Roma”, informou o instituto
👥 Governo de São Paulo avança em projeto para criação do Parque do Moinho nos Campos Elíseos, no centro da capital; o projeto prevê a transformação da área atualmente ocupada pela Favela do Moinho em um parque público com integração a uma estação de trem e outros modais de transporte; com o novo decreto, o Estado aguarda agora a conclusão dos trâmites federais para oficializar o recebimento da área e dar sequência aos estudos técnicos e à implantação
💲Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025; de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (13), três itens mantiveram suas projeções para 2025 estáveis: PIB, câmbio e taxa básica de juros; única variação foi relativa à inflação
💲🚌 Viação Garcia/Brasil Sul investe R$ 150 milhões em 106 novos ônibus da encarroçadora Marcopolo; de novíssima geração, os veículos são dotados da tecnologia Euro 6, um conjunto de normas para o controle de emissão de gases que reduz em 72% a emissão de poluentes hidrocarbonetos; com a aquisição dos novos ônibus, que deverão chegar à garagem da empresa em lotes até dezembro, a idade média da frota operacional será uma das mais baixas entre as operadoras do país, ficando em 1,6 ano
❄️ Vilarejo mais frio do Brasil tem menos de dois mil habitantes e não fica no Sul; findado o ciclo do ouro, ergueu-se um refúgio onde o vento sopra fresco o ano inteiro, um vilarejo com população pequena, mas com alma enorme: Lavras Novas, em Minas Gerais; lugar foge aos padrões de calor do país
🕌 Festa da Padroeira reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida, no interior de São Paulo; dia mais movimentado foi o domingo (12), com mais de 150 mil fiéis
💰 Sorteio de hoje da Mega-Sena 2.927 pode pagar prêmio acumulado de R$ 33 milhões
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
🛩️ Aviões autônomos avançam e prometem mudar o transporte aéreo; a startup norte-americana Reliable Robotics testa aviões autônomos e busca certificação para voos sem piloto até 2028, em parceria com a Força Aérea dos EUA
🦅 Estudo mostra impacto de eclipse solar no comportamento de aves; animais são guiados pela luz solar e algumas espécies foram influenciados pelo fenômeno
ESPORTES
⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 32ª rodada:
Volta Redonda 3×0 Atlético-GO
CRB 2×2 Ferroviária
⚽ Seleção: Ancelotti muda quase todo o time para pegar o Japão; Casemiro, Vini e Bruno Guimarães são os únicos mantidos do jogo contra a Coreia do Sul; treinador quer aproveitar amistoso diante do Japão para fazer observações; Brasil e Japão se enfrentam às 7h30 (de Brasília), no Ajinomoto Stadium, nesta terça-feira
⚽ Cabo Verde vence Essuatíni por 3 a 0 e conquista vaga na Copa do Mundo pela primeira vez na história; com feito inédito, seleção cabo-verdiana se torna segundo país de menor população a jogar um Mundial; apenas a Islândia, que jogou a Copa de 2018, tem número de habitantes inferior (cerca de 300 mil à época)
⚽👤Goiás anuncia o técnico Fábio Carille, ex-Corinthians e Santos; após demitir Vagner Mancini, clube contrata o atual campeão da Série B; equipe não conseguiu repetir o bom desempenho do primeiro turno
⚽🏆 Grêmio goleia Atlético-MG por 4 a 1 e abre larga vantagem na final do Brasileirão Sub-17; Tricolor Gaúcho fez valer o fator local e, com um jogador a mais desde o primeiro tempo, construiu placar elástico
🎾🏆 Algoz de Djokovic vence o primo na final do Masters 1000 em Xangai e sobe 164 posições no ranking; Valentin Vacherot derrotou Arthur Rinderknech de virada por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3, entrou no top 40 do ranking e se tornou o primeiro monegasco campeão da ATP
🏄🏼♂️ Brasileiro pode ter surfado a primeira onda de 100 pés (30 metros) da história em Nazaré, Portugal; estudo científico indica que o catarinense Vini dos Santos pode ter superado o recorde mundial de ondas gigantes
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦🇺🇸 Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai se encontrar com Donald Trump para discutir defesa aérea da Ucrânia; líderes se reunirão na sexta-feira (17) com base no possível fornecimento de mísseis Tomahawk, que têm capacidade para atingir Moscou
🇵🇸 Grupo terrorista Hamas entrega corpos de quatro reféns à Cruz Vermelha; apenas quatro dos 28 reféns mortos em Gaza foram entregues; grupo também libertou 20 reféns vivos nesta segunda-feira (13)
🇪🇬 Presidente do Egito diz que Trump é o único capaz de acabar com a guerra; líderes mundiais estão reunidos na cidade egípcia de Sharm El Sheikh para uma cúpula de paz
🇪🇬🇺🇸 Trump assina com líderes de Egito, Turquia e Catar o acordo que põe fim à guerra em Gaza; reunião com cerca de 30 líderes mundiais foi realizada na cidade egípcia de Sharm el Sheikh e não teve a presença de Benjamin Netanyahu; segundo líder americano, documento de cessar-fogo é ‘muito completo’
🇪🇬🇺🇸 Reconstrução começa agora, diz Trump após assinar cessar-fogo em Gaza; declaração aconteceu durante cúpula da paz que acontece no Egito com diversos líderes mundiais
🇮🇱🇺🇸 Trump discursa no Parlamento de Israel em meio à libertação de reféns; durante o discurso, o presidente dos Estados Unidos foi interrompido; pelo menos dois integrantes do Knesset (Parlamento de Israel) foram retirados do plenário; eles seguravam uma placa com os dizeres “Reconheçam a Palestina”, segundo um porta-voz do Parlamento
🇬🇧 Países se reúnem hoje na Inglaterra para definir reconstrução de Gaza; autoridades mundiais, representantes de empresas e integrantes da sociedade civil participam de um encontro em Wilton Park, no Reino Unido, para discutir a reconstrução da Faixa de Gaza, após dois anos de uma guerra que destruiu grande parte do território palestino
🇲🇬 Presidente de Madagascar diz estar “em local seguro” após deixar o país; renúncia de Andry Rajoelina ocorre após semanas de protestos liderados por jovens; as manifestações começaram na ex-colônia francesa em 25 de setembro por causa da escassez de água e eletricidade, mas rapidamente se transformaram em um levante com reivindicações mais amplas, como o combate à corrupção, ao mau governo e à falta de serviços básicos
🇨🇳 China prende 30 pastores e intensifica perseguição a igrejas cristãs; as detenções ocorreram em várias províncias, incluindo Pequim, Guangxi, Zhejiang e Shandong, e marcam a mais ampla repressão contra igrejas independentes desde 2018, segundo informações da agência Reuters, Wall Street Journal e Associated Press
🇲🇽 Enchentes no México deixam 129 mortos ou desaparecidos; chuvas torrenciais que castigaram o país na semana passada deixaram pelo menos 64 mortos e 65 desaparecidos, informou o governo mexicano nesta segunda-feira (13), após uma depressão tropical causar deslizamentos de terra e inundações em partes da costa do Golfo e de estados centrais; mais de 100 mil casas foram atingidas pelas chuvas intensas
🇨🇺🇺🇸 Dissidente político de Cuba recebe asilo político nos EUA após ser torturado na prisão; José Daniel Ferrer, de 55 anos, chegou nesta segunda-feira (13) a Miami, nos Estados Unidos, onde recebeu asilo após sofrer com a repressão da ditadura de Cuba nas últimas décadas
🇺🇸🇧🇷 Martin De Luca, advogado de Trump, diz que caso de Filipe Martins pode ter sido fabricado para influenciar processo no Brasil; a declaração surge após a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) confirmar que Filipe Martins não entrou no país no dia 30 de dezembro de 2022, como havia sido apontado em documentos usados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para justificar sua prisão
🇦🇷 Governo Milei celebra libertação de reféns argentinos em Gaza; o grupo terrorista Hamas libertou, nesta segunda-feira (13), os últimos 20 reféns vivos levados durante os ataques de 7 de outubro de 2023 em Israel, sob um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos; o governo argentino reforçou “liderança e esforços” de Donald Trump
🇻🇪🇳🇴 Dias após Nobel da Paz para María Corina, Maduro fecha embaixada na Noruega; em comunicado, regime venezuelano alega “reestruturação” do serviço exterior e não relaciona medida à premiação da líder opositora
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1884: O inventor americano George Eastman recebe uma patente do governo dos Estados Unidos por seu novo filme em rolo (filme fotográfico)
-1926: O livro infantil Ursinho Pooh, de A.A. Milne, é publicado pela primeira vez
-1938: Ocorre o primeiro voo do avião de combate Curtiss P-40 Warhawk
-1947: O piloto de testes norte-americano Charles “Chuck” Yeager quebra a barreira do som no avião experimental Bell X-1
-1952: Fundação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma instituição permanente que reúne os Bispos católicos do país
-1962: A Crise dos Mísseis de Cuba começa quando uma aeronave de reconhecimento americana tira fotografias de mísseis balísticos soviéticos sendo instalados em Cuba
-1964: O pastor batista e ativista político norte-americano Martin Luther King Jr recebe o Prêmio Nobel da Paz por combater a desigualdade racial através da não violência
-1968: Programa Apollo: a primeira transmissão de televisão ao vivo por astronautas norte-americanos em órbita é realizada pela tripulação da Apollo 7
-1991: A líder de oposição birmanesa Aung San Suu Kyi recebe o Prêmio Nobel da Paz
-2012: Felix Baumgartner, um paraquedista e base jumper austríaco, salta com sucesso para a Terra a partir de um balão na estratosfera
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ T∴F∴A∴
Bom dia !