qua, 15 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Clássico de Érico Veríssimo terá continuação no cinema

A nova produção, inspirada no segundo volume da trilogia “O Tempo e o Vento”, terá direção de Jayme Monjardim. Thiago Lacerda retorna ao elenco para interpretar Dr. Rodrigo Cambará.

O clássico da literatura e do cinema nacional, “O Tempo e o Vento”, ganhará uma sequência intitulada “O Retrato”. O novo filme será inspirado no segundo volume da trilogia escrita por Érico Veríssimo. O anúncio da continuação, que será dirigida por Jayme Monjardim, foi feito em Porto Alegre durante um evento no Teatro Simões Lopes Neto.

O encontro contou com a presença do diretor Jayme Monjardim, do ator Thiago Lacerda e da roteirista Leticia Wierzchowski, responsável pela adaptação do primeiro longa, lançado em 2013. O evento incluiu um bate-papo com o público e a exibição do filme “O Tempo e o Vento” com trilha sonora ao vivo.

Thiago Lacerda, que interpretou Capitão Rodrigo Cambará no primeiro filme, retornará no novo longa para dar vida a seu descendente, o Dr. Rodrigo Cambará. A sequência, “O Retrato”, focará nos conflitos da primeira metade do século XX, abordando a transformação do Brasil e os desafios de uma geração em transição entre as raízes do campo e o progresso urbano.

Durante o anúncio, Monjardim mencionou os netos de Érico Veríssimo, Pedro e Fernanda, que estavam na plateia. Dirigindo-se a eles, o diretor afirmou: “Pedro e Fernanda, se preparem: vamos procurar vocês!”.

Assim como a produção anterior, o novo filme promete abordar a história da família Terra Cambará, que simboliza a trajetória do Rio Grande do Sul. A trilogia literária de Érico Veríssimo é composta por “O Continente”, “O Retrato” e “O Arquipélago”, narrando cerca de duzentos anos da história gaúcha e brasileira. Com o projeto de “O Retrato”, Jayme Monjardim dá continuidade a esse legado.

Resumo de quarta-feira, dia 15/10/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – “É crucial que o Cerrado esteja na agenda da COP”   GLOBO – Atraso no retorno de reféns mortos gera primeiro desafio no acordo para Gaza   FOLHA DE S.PAULO – Governo Lula articula com bancos socorro de R$ 20 bi aos Correios   Valor Econômico – Apagão