qui, 9 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Rio Grande do Sul tem 236 indústrias de brinquedos

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta impacto do mercado infantil na economia gaúcha

Às vésperas do Dia das Crianças, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) divulgou um levantamento que reuniu os dados mais atualizados para avaliar o impacto do mercado infantil na economia estadual. A pesquisa, elaborada pela Divisão de Inteligência de Mercado do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DIM/DPCI) da Sedec, mostra que o segmento infantil tem peso expressivo em diversos setores da indústria e dos serviços, movimentando bilhões de reais e sustentando milhares de empregos no Estado.

De acordo com o estudo, o setor de brinquedos e diversão tem apresentado crescimento constante no país, impulsionado pela retomada do consumo e pelo aumento da produção nacional. Em 2024, o faturamento brasileiro alcançou R$ 10,2 bilhões, sendo mais da metade oriunda da indústria nacional. No Rio Grande do Sul, a produção responde por cerca de R$ 498 milhões em receitas anuais e reúne 236 empresas registradas no segmento. Entre as indústrias gaúchas, estão a Dismat, em Caxias do Sul, a Brilha Natal & Maggiore, localizada em Triunfo, e a Playhouse, em Porto Alegre. O setor emprega 44 mil trabalhadores em todo o país.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, afirmou que o levantamento evidencia a amplitude do impacto econômico das atividades voltadas à infância. “O mercado infantil vai muito além das datas comemorativas. Ele envolve uma ampla rede produtiva e de serviços que movimenta a economia gaúcha o ano todo, gera emprego e renda e estimula inovação em diversos setores. Esse levantamento reforça o papel do Estado em apoiar e fortalecer cadeias produtivas estratégicas, inclusive aquelas que muitas vezes passam despercebidas, mas têm grande relevância para o desenvolvimento regional”, destacou Polo.

 

Por General Hamilton Mourão: MOURÃO DESMASCARA A MP 1303

  🟢 Hoje, em entrevista ao Antagonista, apresentei a real visão do que o governo do PT queria com a MP 1303, ou seja, fazer caixa nas costas do povo para o seu projeto eleitoreiro de 2026. 🟢 Enquanto o PT brinca de governar, a economia afunda e quem paga a conta é a população. #forapt #foralula #generalmourao #senadorhamiltonmourao  

Mais da metade dos pais falam sobre finanças com os filhos antes dos 8 anos, revela pesquisa da Serasa

● Especialista em educação financeira dá dicas para auxiliar no controle das finanças das crianças; ● 73% dos pequenos tiveram acesso ao primeiro cartão ou conta antes dos 15 anos; ● 28% das crianças recebem mesada via Pix, conta digital ou cartão; ● 41% dos pais acreditam que a educação financeira deve começar nos primeiros anos do ensino fundamental. Outubro