A iniciativa, financiada pelo Pró-Cultura RS, é realizada pelo Braguay em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto tem como cenário principal a Praça General Osório, local que concentra parte importante da memória e da arquitetura santanense.
No jogo, cada prédio histórico, evento marcante ou personalidade local se transforma em uma casa do tabuleiro. As cartas informativas trazem fatos, festas populares, curiosidades e detalhes arquitetônicos — e a cada jogada, os participantes enfrentam consequências como avançar, permanecer no mesmo lugar ou realizar tarefas.
Além de divertir, o projeto busca reforçar a importância de preservar o patrimônio histórico e valorizar os espaços que fazem parte da identidade da comunidade.
A idealização do jogo é das profissionais Silvia Castro, arquiteta e urbanista, e Maria Luisa de Leonardis, publicitária e artista visual. A dupla coordenou uma ampla pesquisa histórica que serviu de base para a criação do material, desenvolvido por uma equipe formada por seis mulheres com experiência em comunicação, arte e educação.
Oficinas e lançamento
As ações do “Patrimônio em Jogo” também incluem oficinas voltadas a professores e diretores de escolas, que receberão gratuitamente 30 exemplares do jogo acompanhados de kits pedagógicos. A primeira oficina ocorrerá no dia 27 de outubro, de forma on-line, e será dividida em dois momentos:
A educadora e artista visual Bárbara Larruscain explicará o funcionamento do jogo e suas possibilidades pedagógicas;
Em seguida, a produtora de áudio-recursos Mimi Aragon ministrará uma capacitação sobre práticas inclusivas.
Já o lançamento oficial do projeto acontecerá no dia 5 de novembro, na Escola Estadual Rivadávia Corrêa, localizada na Praça General Osório — um dos prédios históricos representados no tabuleiro.
Para garantir acessibilidade, o evento contará com tradução em Libras, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão.
Agenda
📅 Oficina on-line – 27 de outubro
Tema: Apresentação do jogo e práticas inclusivas
Inscrições: link será divulgado no Instagram @braguay
📅 Lançamento do projeto – 5 de novembro
Local: Escola Estadual Rivadávia Corrêa, Praça General Osório