A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento se pronunciou nesta quinta-feira (9) sobre informações que circularam de forma extraoficial apontando a suposta presença de homens armados no prédio do Legislativo na manhã da última quarta-feira (8).
De acordo com nota oficial assinada pelo presidente da Casa, vereador Felipe Torres, “não houve registro de ocorrência de segurança nas dependências do Legislativo, nem recebimento de ameaças ou contatos de terceiros”.
A informação teria surgido a partir de relatos informais de que indivíduos armados teriam ingressado no prédio e permanecido nas imediações por algum tempo, supostamente com o objetivo de um “acerto de contas” com um parlamentar.
Segundo a Presidência, as referências ao fato “chegaram de forma extraoficial e sem motivação conhecida”. Ainda assim, por precaução, o monitoramento dos acessos foi reforçado, mas “sem constatação de riscos a vereadores, servidores ou ao público”. Nenhum parlamentar teria comunicado qualquer situação que comprometesse sua integridade.
A Câmara informou ainda que mantém protocolos permanentes de segurança e que, diante de qualquer fato concreto, “adotará de imediato as medidas cabíveis junto às autoridades competentes”.
A manifestação ocorreu após solicitação de esclarecimentos feita pela redação do Jornal A Plateia, que buscou confirmar a veracidade das informações e eventuais ações tomadas pela Presidência da Casa.
Com o posicionamento oficial, a presidência do Legislativo municipal nega que tenha ocorrido qualquer incidente ou ameaça, e reforça que as atividades seguem normalmente no prédio do Parlamento santanense.
Confira a Nota de Esclarecimento:
Nota de Esclarecimento
A Presidência da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento informa que, na manhã de 8 de outubro de 2025, não houve registro de ocorrência de segurança nas dependências do Legislativo, nem recebimento de ameaças ou contatos de terceiros.
As referências ao fato chegaram de forma extraoficial e sem motivação conhecida. Por precaução, foi reforçado o monitoramento dos acessos, sem constatação de riscos a vereadores, servidores ou ao público. Nenhum parlamentar comunicou situação que comprometesse sua integridade.
A Câmara mantém protocolos permanentes de segurança e, diante de qualquer fato concreto, adotará de imediato as medidas cabíveis junto às autoridades competentes.
Sant’Ana do Livramento, 9 de outubro de 2025.
Felipe Torres
Presidente – Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento