qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza atividades em Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana nesta sexta-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), realiza, nesta sexta-feira (10/10), visitas técnicas em Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana. Às 8h30, a equipe estará em Livramento com representantes de órgãos públicos que fazem parte da rede de proteção à mulher. Já às 14h, a Comissão visita a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Uruguaiana. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) também irá acompanhar as agendas.

A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas das regiões.

“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita técnica ou audiência pública nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.

Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.

Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).

Serviço
O quê: Visita Técnica com a rede de proteção à mulher de Sant’Ana do Livramento – CRM
Quando: sexta-feira (10/10), às 8h30
Onde: Rua dos Andradas, 1157 – Sant’Ana do Livramento

O quê: Visita técnica à Deam de Uruguaiana
Quando: sexta-feira (10/10), às 14h
Onde: Av. Presidente Vargas, nº 3905 – Uruguaiana