ter, 7 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Santanense Alessandro Lopes pode assumir Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Informações de bastidores indicam que o delegado, atualmente em Brasília, é cotado para comandar a PF gaúcha, mas ainda não há confirmação oficial
Delegado Alessandro Lopes (Foto: Cedida)

Informações de bastidores dão conta de que o santanense Alessandro Lopes pode assumir, nos próximos meses, a Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. A possível nomeação ainda não foi confirmada oficialmente, e a Polícia Federal não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Natural de Sant’Ana do Livramento, Lopes tem uma trajetória consolidada na instituição. Delegado da Polícia Federal desde 2007, atuou por mais de uma década na Delegacia da PF em Sant’Ana do Livramento, onde também exerceu a chefia entre 2010 e 2018. Nesse período, coordenou importantes operações, como Salamanca, Comodoro e Mercador, além de participar de investigações que apuraram crimes de corrupção no Ministério da Pesca.

Em 2012, recebeu a Comenda “O Heróico”, concedida pelo 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar (RPMon), em reconhecimento a seus serviços prestados à segurança pública.

Com passagem por diferentes funções de liderança dentro da Polícia Federal, Alessandro Lopes foi Chefe do Núcleo de Inteligência Policial e da Representação Regional da INTERPOL no Rio Grande do Sul (2018/2019), Corregedor Regional (2019), Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (2019/2021) e Delegado Regional Executivo na Superintendência gaúcha (2021/2023).

Desde 2023, está em Brasília, onde exerce o cargo de Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Além da carreira policial, o delegado também tem atuação acadêmica: foi professor titular de Direito Constitucional e Direito Processual Penal na Universidade da Região da Campanha (URCAMP), entre 2008 e 2018, e atua como professor na Academia Nacional de Polícia e em cursos de pós-graduação.

Apesar das especulações, não há confirmação oficial sobre a possível nomeação de Alessandro Lopes para a Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Fontes próximas afirmam que as tratativas seguem em sigilo, e qualquer decisão deve ser anunciada apenas após definição interna da instituição.

Una mujer fue mordida por perros en Rivera

Una historia que reiteradamente se repite en las calles de Rivera, es el ataque de perros a persona que transitan en la vía pública. En esta ocasión la víctima fue una mujer de 58 años de edad, la cual en la zona de barrio Rivera Chico, fue sorprendida por dos canes, siendo mordida por uno de ellos, cayendo al suelo

Gaúchos na abertura do plantio da soja nacional em MS

O Rio Grande do Sul foi representado em um dos eventos mais simbólicos do calendário agrícola brasileiro. Os empresários e produtores rurais Pedro Basso, CEO da Sementes com Vigor (SCV), e seu pai, Raul Basso, de Muitos Capões, participaram da Abertura Nacional do Plantio da Soja, que aconteceu no dia 3 de outubro, em Sidrolândia (MS). Promovido pelo Canal Rural

General Hamilton Mourão através do Instagram

Não podemos mais permitir que App de navegação coloquem pessoas inocentes, de forma inadvertida, dentro de áreas dominadas pelo crime organizado. Várias vidas já foram ceifadas dessa forma. Basta!   Confira a publicação no link abaixo: CLIQUE AQUI E CONFIRA