Positiva e com potencial de crescimento: essa foi a avaliação dos participantes da reunião que discutiu a campanha Ganha-Ganha Farroupilha, ação conjunta entre governo do Estado e entidades varejistas e tradicionalistas para impulsionar o comércio e valorizar a identidade gaúcha. Representando o Estado, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cultura (Sedac), Comunicação (Secom) e Turismo (Setur) se reuniram com as lideranças do comércio, do setor de alimentação e do tradicionalismo nesta terça-feira (7/10) para analisar a performance da ação, detectar aspectos que podem melhorar e identificar possibilidades de ampliar a atuação nas próximas edições. Entre as deliberações do encontro, está a formação de uma comissão gestora para organizar de forma integrada a edição de 2026, que foi confirmada pelo grupo.
A Ganha-Ganha Farroupilha foi uma campanha inédita criada pelo governo do RS – coordenada pela Sedec e com o apoio da Setur, Sedac e Secom -, que uniu a promoção dos festejos farroupilhas para alavancar o comércio em setembro, mês considerado negativo pelo setor devido à queda do volume de vendas. Entre os dias 6 e 21 de setembro, foram realizadas diversas ações para divulgar a iniciativa -algumas delas inusitadas, como levar um cavalo para ser domado em um shopping, além de promoções no comércio e sorteios e premiações por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha.
O secretário Ernani Polo ressaltou que tem grandes expectativas para as próximas edições. “O Estado nunca tinha feito um movimento unindo incentivo ao comércio e fortalecimento do tradicionalismo e já nesta primeira edição tivemos números positivos, o que demonstra que a cultura gaúcha é um grande ativo econômico. Temos ajustes a fazer, mas estamos nos preparando para que a Ganha-Ganha Farroupilha cresça cada vez mais”, disse.
Confira a matéria completa no link abaixo: