qua, 1 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Fórum “Semillas do Pampa” discute  lideranças e inovação no agronegócio

No próximo dia 10 de outubro de 2025, o Parque da Rural, em M. N. Coxilha de Sant’Ana, será palco do “Semillas do Pampa”, um evento voltado para debater o futuro do agronegócio na região e conectar jovens, lideranças e empreendedores do setor. A proposta é “plantar novas sementes” para fortalecer o desenvolvimento do Pampa, unindo inovação, negócios e cooperação.

A programação inicia às 9h com a recepção das escolas e segue com palestra e atividades na Estação Fazendinha. À tarde, acontece o Fórum Lideranças do Futuro no Pampa, com abertura às 13h30 e uma série de painéis e talk shows que discutem desde negócios dentro da porteira até experiências cooperativistas.

O encontro também abre espaço para networking e troca de experiências, com um coffee break da fronteira às 16h e o encerramento oficial às 18h. Para finalizar, às 19h, haverá um happy hour com assado campeiro na Arena de Networking.

Além de reunir estudantes, produtores e profissionais do agronegócio, o evento foca em temas como inovação, empreendedorismo feminino, conexões entre agro e jovens, liderança e valorização das pessoas.

O Semillas do Pampa é uma realização conjunta do Hornero e conta com a parceria de instituições como Sicredi, Agrocomercial, Connect Pampa e Jorge Santos, além do apoio do SEBRAE e diversas empresas da região.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (55) 9 9988-8608 ou (55) 9 8144-1566.

Entre os destaques da programação, estão:

  • 14h – Liderança e Negócios dentro da porteira – Case Coragon, com Daniel Jaeger.
  • 15h30 – Talk Show: Empreendedorismo na prática.
  • 16h30 – Mentalidade Cooperativista, com Evandro Freitas (Cotrijuc).
  • 17h – Case Agricampanha e Cooperconecta, com Aline Delabary.

General Mourão cobra apoio ao agro gaúcho e anuncia luta por R$ 12 bilhões em crédito no Senado

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) utilizou suas redes sociais, nesta semana, para destacar a situação delicada vivida pelo agronegócio gaúcho. Em publicação, o parlamentar afirmou que o setor “pede socorro” diante das dificuldades econômicas e da falta de políticas efetivas de apoio do governo federal.   Segundo Mourão, ele teria atuado no Senado Federal para assegurar R$ 12 bilhões em