Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

EMATER Abre Inscrições para a “Operação Terra Forte” em Sant’Ana do Livramento

Produtores rurais de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, podem se preparar para a abertura de inscrições da “Operação Terra Forte”, um programa focado na recuperação produtiva, social e ambiental da agricultura familiar gaúcha. O prazo para se candidatar é de 17 de setembro a 16 de outubro de 2025.

A iniciativa, coordenada pela EMATER, visa apoiar até 85 famílias de agricultores e pecuaristas, com o objetivo de fortalecer a resiliência climática das propriedades. As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma presencial na sede da EMATER no município. Para se inscrever, os interessados devem apresentar a CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) ou a Declaração de Pecuarista Familiar.

 

Foco em Recuperação e Sustentabilidade

 

A “Operação Terra Forte” exige que cada projeto tenha uma abordagem integrada, com ações nos segmentos produtivo, ambiental e social. Os beneficiários, que deverão se comprometer com a adoção de práticas técnicas e servir como unidades de referência para difusão de conhecimento, terão acesso a um financiamento de até R$ 30.000,00 por meio do Cartão Cidadão Banrisul.

O recurso, liberado em parcela única, deve ser utilizado para a compra de itens essenciais para a execução do plano de ação. É obrigatório que pelo menos 60% do valor seja destinado a melhorias na área produtiva da propriedade. O programa não cobre mão de obra, combustíveis, implementos agrícolas ou animais de grande porte.

 

Eixos do Programa

 

O Plano Individual de Ações Integradas (PIAI) de cada família será personalizado, mas precisa incluir atividades nos três segmentos:

  • Produtivo: Focado na melhoria do solo com práticas como plantio direto, recuperação de pastagens e sistemas de integração lavoura-pecuária.
  • Ambiental: Direcionado ao manejo de resíduos, conservação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e adoção de energias renováveis, como a solar.
  • Social: Com ações para garantir o acesso a alimentos seguros (implantação de pomares e hortas domésticas), saneamento básico e conectividade rural.

Os produtores beneficiados terão até 12 meses para utilizar o recurso do Cartão Cidadão e deverão prestar contas com as notas fiscais de suas compras. A EMATER fornecerá orientação técnica durante todo o processo.