ter, 30 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

TCE-RS promove webinário sobre papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública

 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) realizará, no dia 6 de outubro, às 14h, o webinário “Segurança Pública Municipal: Compreendendo o seu Novo Papel no SUSP”. O encontro é voltado a gestores, servidores municipais e demais interessados na área de segurança pública.
O evento tem como objetivo orientar sobre as responsabilidades crescentes dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e detalhar a aplicação da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) no contexto da segurança municipal.

Com a implantação do SUSP e do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, os municípios assumem atribuições que vão além da atuação tradicional das guardas municipais. O webinário destaca como a gestão local pode integrar suas ações às políticas estaduais e federais, fortalecendo a efetividade da segurança pública nos territórios.

A atividade contará com palestra do auditor de controle externo do TCE-RS Vilmar Pittol Muller, que apresentará informações essenciais para apoiar a adequação das políticas municipais de segurança. Um dos pontos de destaque será a atuação das administrações municipais na prevenção, combate e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, papel fundamental na rede de proteção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. A transmissão ocorrerá pelo canal do TCE-RS no YouTube.

Nathália dos S. Rodrigues – Assessoria de Comunicação Social

COMUNICADO A RESPEITO DO PL DA ANISTIA ÀS VÍTIMAS DO 08 DE JANEIRO

A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (ASFAV), que representa cerca de 600 famílias de pessoas presas e perseguidas em decorrência dos acontecimentos do dia 8 de janeiro, vem a público reafirmar seu compromisso na defesa da anistia ampla, geral e irrestrita. Desde o início, denunciamos as graves ilegalidades que marcaram esses processos: prisões em massa, sem

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

  O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, nesta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento ocorre até o dia 1º de outubro, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em Porto

Leilão Parceria Genética oferta 400 fêmeas e 50 machos em leilão no dia 2 de outubro

No dia 2 de outubro, no Sindicato Rural de Santana do Livramento (RS), a Parceria Genética, resultado da união entre as propriedades La Coxilha, de Cacequi (RS), e Sossego Angus e Brangus, de Santana do Livramento (RS), irá colocar em pista alta qualidade genética com exemplares das raças Angus e Brangus. Com uma oferta de 400 fêmeas e 50 machos,