seg, 29 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

LabMaker CiberSil, um sonho que virou realidade

Primeiro Laboratório Maker de Santana é inaugurado na EMEF Silveira Martins e promete transformar a educação com tecnologia, inovação e aprendizagem criativa.

A cidade de Sant’Ana do Livramento acaba de dar um passo importante rumo à inovação pedagógica. A EMEF Silveira Martins tornou-se a primeira escola do município a receber um Laboratório Maker, um ambiente moderno e interativo que une tecnologia, ciência e criatividade para transformar a forma de ensinar e aprender.

Fruto de um edital nacional do CNPq, por meio do programa Mais Ciência na Escola, o espaço chega equipado com impressoras 3D, kits de robótica, cortadora a laser, computadores de alto desempenho, entre outros recursos. O objetivo é estimular o pensamento crítico, a pesquisa e a cultura do “aprender fazendo”.

Para conduzir esse novo modelo de aprendizagem, professores e estudantes bolsistas foram selecionados e estão recebendo formação especializada. Eles atuarão como multiplicadores do conhecimento, levando o impacto do laboratório a toda a comunidade escolar.

O laboratório já tem até mascote: o CiberSil, criado pelos alunos a partir de materiais recicláveis e depois recriado em versão digital. Ele representa a união entre tecnologia, inovação e a identidade da escola, sendo símbolo do protagonismo estudantil e do potencial criativo dos alunos.

Durante a inauguração, a Prefeitura Municipal esteve representada pela secretária de Educação, Sandra Pontes, que destacou a importância do projeto para o futuro da educação local.

Este é um marco para a história de Santana do Livramento:

Coloca a cidade no mapa da inovação pedagógica nacional;
Valoriza e dá protagonismo aos estudantes;
Abre caminhos para a ciência e tecnologia do futuro.

FPMAQ celebra 10 anos e lança Agenda Legislativa 2025/2026

  A Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) comemora, em 2025, uma década de atuação no Congresso Nacional. Para marcar a data, será lançada a Agenda Legislativa 2025/2026, no dia 30 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Criada para ser um fórum permanente de debates e articulações, a FPMAQ consolidou-se

Julgamentos com Perspectiva de Gênero: uma transformação silenciosa no Judiciário brasileiro

  Luiz Antonio Müller Marques O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu um passo histórico ao instituir o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Inspirado por normas constitucionais e tratados internacionais de direitos humanos, o documento orienta magistrados a considerar desigualdades estruturais que afetam mulheres e outros grupos vulneráveis. Mais que um manual, trata-se de um dever jurídico que

Por que a Lei Antitruste é a melhor defesa contra a venda casada no Crédito Rural

  É uma cena que se repete milhares de vezes por ano nos balcões das instituições financeiras do país: o produtor rural solicita crédito para custear sua safra e escuta do gerente: “Aprovado! Mas você precisa contratar nosso seguro rural, nossa capitalização e nosso plano de previdência. Sem isso, não liberamos o recurso.” Essa prática de condicionar a concessão de