seg, 29 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Kátya Desessards: como evitar problemas na implantação de ESG?

Conhecimento e experiência precisam estar alinhados neste momento. Uma sintonia fina ancorada em entender como tudo que a empresa está fazendo está sendo percebido. Dependendo das escolhas iniciais num projeto de implantação ou de mudança de rota do ESG, podem gerar sentimentos muito diferentes nos stakeholders que fazem parte da cadeia de valor da empresa.

Então, como evitar ou dirimir ao máximo erros decisórios com objetivos que acabam se tornando pesadelos no dia-a-dia?

O primeiro passo é simples, mas… como tudo no ESG… sempre tem um ‘mas’… as muitas ações podem trazer paradoxos a gestão e conflitos de interesse entre o que a empresa precisa fazer e os objetivos de crescimento. Não que haja algo ilícito neste conflito. Não, não. São dicotomias entre o que sempre falo… “o feito e o perfeito”.

O que é melhor? Um feito com base e continuidade. Ou um ‘perfeito’ que nunca é alcançado por funcionário algum. O turnover alto em muitas empresas tem a ver – diretamente – com esse pensamento obsessivo dentro das empresas onde o setor de Gestão de Pessoas não consegue achar a linha condutora ou não consegue visualizar onde está o problema.

Esta situação é o que chamo de ‘Síndrome de Ônibus’, onde funcionários entram e saem como numa viagem curta de ônibus de linha dentro das cidades: Entrou, passou na roleta e alguns minutos depois já toca o alarme e desce; indo em busca de outra ‘viagem’, mais duradoura.

 

“ESG não é sobre criar barreiras, mas sim abrir caminhos para inovação, sustentabilidade e crescimento”. 🌍🚀

No artigo dessa semana na minha coluna fonteESG, mostro como empresas podem evitar erros comuns na implantação do ESG e transformar desafios em oportunidades.

✔️ Governança sólida
✔️Dados confiáveis
✔️ Engajamento real da equipe
✔️ Comunicação transparente

Quer saber como aplicar ESG de forma prática e estratégica?

👉 Leia o artigo completo e faça do ESG o motor de transformação da sua empresa! ACESSE: CLIQUE AQUI E CONFIRA

Ficou interessado em implantar ou aprimorar a performance do ESG na sua empresa!?

Conheça meu Método MAPEAR: CLIQUE AQUI

82% dos tutores brasileiros acreditam que os benefícios emocionais de ter um pet vale todo investimento financeiro, revela pesquisa Serasa

● Estudo inédito analisa o comportamento dos brasileiros com animais de estimação; ● 65% estão dispostos a investir o que for preciso com seus animais; ● Mais que companhia, pets são considerados membros da família por 70% de seus tutores; ● 39% dos tutores optaram por adotar seus pets; ● Serasa lança guia pets para tutores se planejarem financeiramente. Setembro