seg, 29 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

FPMAQ celebra 10 anos e lança Agenda Legislativa 2025/2026

National Congress on a sunny day in Brasília, DF, Brazil on August 14, 2008.

 

A Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) comemora, em 2025, uma década de atuação no Congresso Nacional. Para marcar a data, será lançada a Agenda Legislativa 2025/2026, no dia 30 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criada para ser um fórum permanente de debates e articulações, a FPMAQ consolidou-se como instrumento estratégico na indução de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da indústria de máquinas e equipamentos — segmento conhecido como a “indústria da indústria e do agro”, responsável por fornecer tecnologia e inovação para todos os setores produtivos.

O setor de máquinas e equipamentos é responsável pela base tecnológica utilizada em praticamente todas as atividades econômicas, desde o campo até a indústria de transformação, passando pela infraestrutura, alimentos e pelo setor automotivo. Em 2023, o setor exportou US$ 14 bilhões, representando 12% das exportações de bens manufaturados do Brasil, com presença em 208 países. José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, vê a atuação da FPMAQ como fundamental para o setor, traduzindo as necessidades do setor industrial em ações concretas no Congresso, buscando garantir que a indústria de máquinas e equipamentos, que ele considera um termômetro da economia, tenha as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico do País.

Para o presidente da FPMAQ, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), “A FPMAQ nasceu para dar voz a um setor absolutamente estratégico, que é responsável por gerar inovação, competitividade e empregos de qualidade para o Brasil. Celebrar esses 10 anos significa reconhecer o esforço de parlamentares, empresários e entidades que sempre acreditaram no papel transformador da indústria de máquinas e equipamentos. A Frente é, hoje, um fórum indispensável de diálogo entre o setor produtivo e o Parlamento, ajudando a construir políticas públicas que impactam diretamente o futuro do país.”

Lippi também fez questão de homenagear os ex-parlamentares Jerônimo Goergen e Vanderlei Macris, que tiveram papel decisivo na criação e na consolidação da FPMAQ.

O presidente do conselho de administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Gino Paulucci , reforçou a relevância da iniciativa: “A FPMAQ permitiu que o setor de máquinas e equipamentos tivesse espaço de diálogo e influência no processo legislativo, sempre com base em estudos técnicos e propostas concretas. Essa interação permanente com o Parlamento tem sido fundamental para garantir competitividade e condições de crescimento para um segmento que é a espinha dorsal da nossa economia.”

A Agenda Legislativa 2025/2026 trará as principais propostas e prioridades defendidas pelo setor, reforçando o compromisso da FPMAQ com uma indústria mais forte, inovadora e competitiva.

Contatos para Imprensa:
Walmor Parente – Jornalista
(61) 99583-7315 / (61) 99848-8695
[email protected]

LabMaker CiberSil, um sonho que virou realidade

Primeiro Laboratório Maker de Santana é inaugurado na EMEF Silveira Martins e promete transformar a educação com tecnologia, inovação e aprendizagem criativa.

Julgamentos com Perspectiva de Gênero: uma transformação silenciosa no Judiciário brasileiro

  Luiz Antonio Müller Marques O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu um passo histórico ao instituir o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Inspirado por normas constitucionais e tratados internacionais de direitos humanos, o documento orienta magistrados a considerar desigualdades estruturais que afetam mulheres e outros grupos vulneráveis. Mais que um manual, trata-se de um dever jurídico que

Por que a Lei Antitruste é a melhor defesa contra a venda casada no Crédito Rural

  É uma cena que se repete milhares de vezes por ano nos balcões das instituições financeiras do país: o produtor rural solicita crédito para custear sua safra e escuta do gerente: “Aprovado! Mas você precisa contratar nosso seguro rural, nossa capitalização e nosso plano de previdência. Sem isso, não liberamos o recurso.” Essa prática de condicionar a concessão de