dom, 28 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Governador lidera comitiva gaúcha na Argentina e lança campanha turística de verão

Lider do Governo e secretário do Turismo acompanham governador na missao

O governador Eduardo Leite, acompanhado do secretário de Turismo, Ronaldo Santini e do líder do governo, deputado Frederico Antunes celebrou a ampliação estratégica de presença do Rio Grande do Sul na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, com a inauguração do estande oficial do Estado, que recebeu a visita da secretária-geral de Turismo da ONU, Shaikha Nasser Al Nowais, neste sábado (27/9) . A comitiva gaúcha no principal evento de turismo do continente teve como objetivo principal estreitar os laços com o mercado argentino e o lançamento das ações de verão, em um coquetel que destacou a potência da gastronomia e dos vinhos gaúchos.

A ofensiva promocional no país vizinho foi uma celebração dos resultados de uma estratégia bem-sucedida. Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio Grande do Sul alcançou a marca histórica de 1.026.945 turistas argentinos, o que representou 38,7% de todos os visitantes do país que entraram no Brasil no período. O número recorde foi reflexo de um trabalho contínuo, que incluiu missões comerciais, uma press trip com os jornais “Clarín” e “La Nación”, um roadshow em Córdoba e a ampliação da malha aérea, com a retomada de voos da Aerolíneas Argentinas e o início de novas frequências da Gol e da Latam. Em reunião com a Aerolíneas, com participação do líder de governo na Assembleia e presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado Frederico Antunes, Leite confirmou a retomada de frequência de cinco voos por semana entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir de abril de 2026.

O governador destacou o protagonismo gaúcho no turismo internacional. “Mais de um milhão de argentinos entraram no Brasil pelo Rio Grande do Sul em 2025, e muitos já têm o nosso estado como destino. Mas o nosso convite é para que cada vez mais aproveitem as belezas gaúchas, não apenas como passagem para outras regiões do Brasil. Queremos que curtam a viagem parando no Rio Grande, conhecendo nossas cidades, nossa cultura, nossa gastronomia e a hospitalidade do nosso povo”, disse.

*Novas campanhas e a divulgação da cultura gaúcha^

Um dos destaques do lançamento foi a campanha “Viva o Caminho: cada quilômetro importa”, pensada especialmente para os 92% dos turistas argentinos que chegam ao Rio Grande do Sul por via terrestre. A iniciativa, apresentada na feira, oferece um mapa detalhado com 20 dicas ao longo das principais rotas, incluindo informações sobre segurança, paradouros, hospedagens e sugestões de passeios que valorizam a jornada e a descoberta de novos destinos no trajeto.

O estande do Estado na feira apresentou a diversidade da cultura gaúcha. Para encantar o público, a programação incluiu uma apresentação ao vivo da Trupe Natalina, levando a magia do Natal Luz de Gramado para Buenos Aires. A cultura tradicionalista, que possui um forte elo com o público argentino, foi representada pelo grupo folclórico Ana Terra, além do lançamento oficial do Carnaval de Uruguaiana, outro importante produto turístico gaúcho.

Rivera se consolida como palco de shows sobre rodas com recorde de competidores no motocross

O Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, fronteira com o Brasil, reafirmou seu título de “casa dos shows sobre rodas” neste fim de semana, sediando o espetacular Desafio Uruguai Brasil de Motocross. Apesar da chuva que adicionou uma camada extra de desafio e adrenalina, o evento foi um sucesso estrondoso, com um número recorde de participantes que sublinhou a força

Lei da deputada Adriana Lara que garante indenização por falta de energia segue em vigor

A lei de autoria da deputada estadual Adriana Lara (PL), que prevê a indenização automática aos consumidores prejudicados por falta de energia elétrica no Rio Grande do Sul, continua valendo. Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, optou por não decidir sozinho sobre a ação movida pelas companhias de energia e encaminhou o tema para