A primeira edição da campanha Ganha-Ganha Farroupilha, promovida pelo governo do Estado entre os dias 6 e 21 de setembro, encerrou com resultados positivos tanto para o comércio quanto para a valorização da cultura gaúcha. A iniciativa inédita, que une o fortalecimento da identidade gaúcha à potencialização do varejo, movimentou consumidores e lojistas em todo o Estado, enquanto também difundia o tradicionalismo.
Além da apresentação do balanço, a Federação do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) premiou as três melhores vitrines temáticas. A cerimônia oficial de encerramento ocorreu na quarta-feira (24/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante o Acampamento Farroupilha do município.
Ações em todo o Estado
A inscrição dos lojistas para aderirem à Ganha-Ganha Farroupilha não era obrigatória. No entanto, conforme levantamento do site da Campanha, 1744 lojas fizeram o cadastro, número que demonstrou o interesse do varejo em aproveitar os festejos farroupilhas para impulsionar suas vendas. Os municípios que registraram o maior número de empresas participantes foram:
- Santa Maria (168)
- Porto Alegre (159)
- Cachoeira do Sul (99)
- Pelotas (87)
- Maximiliano de Almeida (67)
- Lagoa Vermelha (50)
- Alegrete (48)
- Caxias do Sul (47)
- Rio Grande (46)
- Lajeado (43)

Prêmios no Nota Fiscal Gaúcha
Além do varejo, os consumidores também aproveitaram para comprar, movimento que apareceu na emissão de notas fiscais e premiações distribuídas. Durante os 15 dias de duração da campanha, o aplicativo Nota Fiscal Gaúcha (NFG) contabilizou 841 prêmios por dia, sendo 315 exclusivos da Ganha-Ganha Farroupilha, um aumento de 68,2%. Além disso, dos 12.337 prêmios contemplados, 4.782 foram pela Ganha-Ganha Farroupilha, o que representa cerca de 38,7% do valor total.
Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Santa Maria e Pelotas foram as cinco cidades com mais cidadãos premiados ao solicitar CPF na nota. Dos 497 municípios gaúchos, 424 tiveram, ao menos, um ganhador, ou seja, o Receita da Sorte, com ajuda da campanha, atingiu 85,4% do Estado.
O período também demonstrou acréscimo no número total de notas emitidas em relação a 2024 e 2023. Neste ano, durante a campanha, 139.010.193 notas foram emitidas, um incremento de 3% sobre o ano passado, que contabilizou 135.210.106, e de 15% em relação a 2023, que registrou 120.795.673.
Confira a matéria ccompleta no link abaixo: