qua, 24 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

FPMAQ celebra 10 anos e lança Agenda Legislativa 2025/2026

A Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ) comemora, em 2025, uma década de atuação no Congresso Nacional. Para marcar a data, será lançada a Agenda Legislativa 2025/2026, no dia 30 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criada para ser um fórum permanente de debates e articulações, a FPMAQ consolidou-se como instrumento estratégico na indução de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da indústria de máquinas e equipamentos — segmento conhecido como a “indústria da indústria e do agro”, responsável por fornecer tecnologia e inovação para todos os setores produtivos.

O setor de máquinas e equipamentos é responsável pela base tecnológica utilizada em praticamente todas as atividades econômicas, desde o campo até a indústria de transformação, passando pela infraestrutura, alimentos e pelo setor automotivo. Em 2023, o setor exportou US$ 14 bilhões, representando 12% das exportações de bens manufaturados do Brasil, com presença em 208 países. José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ, vê a atuação da FPMAQ como fundamental para o setor, traduzindo as necessidades do setor industrial em ações concretas no Congresso, buscando garantir que a indústria de máquinas e equipamentos, que ele considera um termômetro da economia, tenha as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico do País.

Para o presidente da FPMAQ, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), “A FPMAQ nasceu para dar voz a um setor absolutamente estratégico, que é responsável por gerar inovação, competitividade e empregos de qualidade para o Brasil. Celebrar esses 10 anos significa reconhecer o esforço de parlamentares, empresários e entidades que sempre acreditaram no papel transformador da indústria de máquinas e equipamentos. A Frente é, hoje, um fórum indispensável de diálogo entre o setor produtivo e o Parlamento, ajudando a construir políticas públicas que impactam diretamente o futuro do país.”

Lippi também fez questão de homenagear os ex-parlamentares Jerônimo Goergen e Vanderlei Macris, que tiveram papel decisivo na criação e na consolidação da FPMAQ.

O presidente do conselho de administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Gino Paulucci , reforçou a relevância da iniciativa: “A FPMAQ permitiu que o setor de máquinas e equipamentos tivesse espaço de diálogo e influência no processo legislativo, sempre com base em estudos técnicos e propostas concretas. Essa interação permanente com o Parlamento tem sido fundamental para garantir competitividade e condições de crescimento para um segmento que é a espinha dorsal da nossa economia.”

A Agenda Legislativa 2025/2026 trará as principais propostas e prioridades defendidas pelo setor, reforçando o compromisso da FPMAQ com uma indústria mais forte, inovadora e competitiva.

Contatos para Imprensa:
Walmor Parente – Jornalista
(61) 99583-7315 / (61) 99848-8695
[email protected]

Bolsonaro fecha apoio a Tarcísio para eleição presidencial

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar as eleições presidenciais com seu apoio. O acordo foi costurado com os líderes do PP e do União Brasil. A dúvida agora é quando a decisão será anunciada. A coluna apurou que há um racha em relação ao calendário. Um grupo defende esperar

Audiência na Câmara debate monitoramento de redes sociais por órgãos públicos

No dia 24 de setembro de 2025, a Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu uma audiência pública para discutir o monitoramento e o controle de redes sociais por órgãos públicos. A atividade foi organizada pela Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura, ligada à Comissão de Comunicação, a partir de requerimentos do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O objetivo foi debater

Em menos de 48 horas, novo relator dá parecer favorável a projeto que extingue taxa do CRLV

Após 18 meses de espera, o Projeto de Lei 599/2023 – que extingue a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – teve sua tramitação finalmente destravada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RS. A mudança ocorreu graças à rápida atuação do novo relator, deputado Gustavo Victorino, que apresentou parecer