dom, 21 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Desfile Farroupilha 2025 reúne quase 4 mil cavaleiros em Sant’ana do Livramento

Mesmo sob chuva, tradição gaúcha movimentou a cidade e número de participantes superou cidades vizinhas
Foto: Ascom/PM

Neste sábado (20), Sant’Ana do Livramento foi palco do maior Desfile Farroupilha do Rio Grande do Sul em 2025. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura, o evento reuniu 3.709 cavaleiros — número que, mesmo sem confirmação oficial do estado, coloca o município como o que mais mobilizou cavaleiros neste 20 de setembro, superando Alegrete (2.552), com quem mantém uma histórica disputa pelo protagonismo no tradicionalismo gaúcho.

O desfile iniciou por volta das 10h da manhã e se estendeu até as 17h, mesmo sob chuva em boa parte do dia. O mau tempo, no entanto, não impediu a presença maciça de tradicionalistas, que percorreram a Rua dos Andradas na contramão, mantendo viva a cultura e a memória da Revolução Farroupilha.

Ao todo, 32 entidades tradicionalistas participaram do desfile, entre Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e invernadas. O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades civis e militares. Entre os nomes que acompanharam a celebração estavam a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Torres, o presidente da OAB Estadual, Leonardo Lamachia, e o deputado federal Ubiratan Sanderson.

Enquanto isso, em Porto Alegre, capital do estado, cerca de 500 cavaleiros — entre prendas e peões — participaram das comemorações farroupilhas. O número é significativamente menor que o registrado em cidades do interior, o que reforça a força da tradição gaúcha na Fronteira Oeste.

“Gratidão Deus por ter me feito Gaúcha, Santanense & Prefeita do MAIOR desfile gaúcho do Sul. Lá se foi mais um 20 de Setembro louco de bueno”, publicou a prefeita Ana Tarouco nas redes sociais.

VIVER É UM APRENDIZADO

_*Gilberto Jasper*_ _*Jornalista/[email protected]*_ Fazer aniversário é amadurecer. Às vezes rapidamente, noutras com lentidão. Depende da bagagem de cada um. Sou da geração dos anos 60 onde chegar aos 18 anos era o sonho da gurizada. Ser “maior de idade” era ser dono do próprio nariz, fazer carteira de motorista e frequentar ambientes antes proibidos resumia o sonho a ser alcançado.

“Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser…”

  Tchêêê!!! “Se você bate no peito e diz “eu sou gaúcho”, é porque você conhece suas origens. É diferente com pessoas que não têm essas heranças. Não podem bater no peito e dizer “sou gaúcho”. Não, você é riograndense. Nasceu no Rio Grande do Sul. *Gaúcho é um estado de espírito, não é um nascer, é querer ser” …