qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vereador Felipe Torres aponta falta de diálogo e organização em eventos culturais de Livramento

Em entrevista ao "Boa Tarde Cidade", o vereador questiona decreto sobre cavalos, critica a infraestrutura da Semana Farroupilha e defende a importância do Legislativo nas decisões municipais, rebatendo também críticas sobre seu foco em pautas culturais.

Felipe Torres (PL),  expressou sua insatisfação com a falta de organização e valorização dos eventos culturais de Sant’Ana do Livramento, como a Semana Farroupilha, campereada e carnaval. O Presidente do Legislativo classificou o decreto municipal que proíbe o trânsito de cavalos após as 20h como “exagerado” e “errado”, argumentando que generaliza o comportamento de irresponsáveis e desmotiva a tradição gaúcha. “É o órgão público que tem que organizar tudo isso aí”, afirmou.

Torres lamentou a ausência de diálogo entre Executivo e Legislativo na formulação do decreto, defendendo que a Câmara, por representar a comunidade, poderia ter contribuído significativamente. Ele criticou a infraestrutura precária do galpão da Praça General Osório para a Semana Farroupilha, sugerindo a criação de uma estrutura rústica permanente, talvez um “mini-museu”.

Rebatendo críticas sobre seu foco exclusivo na cultura, Torres destacou ter articulado R$ 1,5 milhão para a Santa Casa de Misericórdia e R$ 50 mil em emendas para o tradicionalismo, fruto de trabalho com deputados como Bibo Nunes e Adriana Lara. O vereador também comentou brevemente sobre a complexidade da política nacional e reafirmou seu compromisso com os problemas do município, comparando a necessidade de resultados políticos à performance contínua de um jogador de futebol.

Por Jerônimo Goergen: Liberdade Econômica: o Brasil perdeu seis anos para reconhecer o óbvio

  No próximo dia 20 de setembro celebramos os seis anos da sanção da Lei da Liberdade Econômica. Uma conquista que abriu espaço para desburocratizar o ambiente de negócios, reduzir o peso do Estado e criar condições mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil. Na época em que atuei como relator do projeto, incluí no texto a possibilidade dos chamados sandboxes

Aapecan lança campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” para incentivar doações em período de desafios financeiros

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) lançou a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” com o objetivo de mobilizar a comunidade e garantir a continuidade dos atendimentos gratuitos oferecidos a usuários em tratamento oncológico. A iniciativa surge em um momento delicado, marcado pela queda no volume de doações e pelo aumento dos custos de manutenção dos serviços essenciais.