qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Ângelo Borghetti é reconduzido ao cargo de procurador-geral do MPC

 

Na segunda-feira (22), ocorre, às 10h, a cerimônia de posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Ângelo Borghetti, no auditório Romildo Bolzan, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre. Ele será reconduzido ao cargo para o biênio 2025-2027.

A nomeação de Borghetti foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 de julho. O governador do Estado, Eduardo Leite, decidiu a recondução do atual procurador-geral após o recebimento da lista tríplice encaminhada pelo Colégio de Procuradores do MPC-RS, conforme estabelece a Lei nº 15943/2023.

Além de Ângelo Borghetti, que assumirá como procurador-geral, também tomarão posse Geraldo Costa da Camino, como corregedor-geral, e Daniela Wendt Toniazzo, como subprocuradora-geral.

Natural de Não-Me-Toque, Ângelo Borghetti é casado e pai de uma filha. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou no Ministério Público de Contas (MPC) em 2009. Antes, em 2008, foi defensor público nas comarcas de Porto Alegre e Montenegro.

Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação Social

Por Jerônimo Goergen: Liberdade Econômica: o Brasil perdeu seis anos para reconhecer o óbvio

  No próximo dia 20 de setembro celebramos os seis anos da sanção da Lei da Liberdade Econômica. Uma conquista que abriu espaço para desburocratizar o ambiente de negócios, reduzir o peso do Estado e criar condições mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil. Na época em que atuei como relator do projeto, incluí no texto a possibilidade dos chamados sandboxes