Durante a Semana Farroupilha, o Grupo A Plateia foi acompanhar as atividades do Movimento de Arte e Folclore Herança Xucra, que há 29 anos está em funcionamento. Hoje, com suas atividades acontecendo na sede do Fogão Os Independentes, possui dois grupos de Danças Tradicionais, nas categorias Mirim e Juvenil, com os quais são realizados projetos sociais como aulas de danças tradicionais, e oficinas de gaita e violão, todos de forma gratuita. Além disso, possuem um conjunto artístico – o “Quinteto Gaudério”, com jovens que fazem demonstrações de música típica regional.
Os integrantes, em sua maioria, residem nas imediações da Vila Queirolo e adjacências, e para que aconteçam suas atividades durante os festejos farroupilhas, contam com a disposição de doações por equipes voluntárias, além do trabalho desempenhado pelos pais dos integrantes na venda de lanches e bebidas – que cobrem as despesas de alimentação, transporte e indumentária.
Além disso, a entidade participa de alguns projetos de incentivo e fomento à cultura, obtendo destaque com a nota 97 na avaliação do PNAB – Lei Aldir Blanc, e a segunda melhor nota no Projeto Avança Tchê. O resultado é fruto da soma dos esforços de familiares e patronagem, que ao longo do ano promovem diversas ações de arrecadação de fundos, para manter a participação e a inserção dos jovens no meio cultural e artístico.
Hoje o projeto social do M.A.F Herança Xucra conta com 50 jovens, o objetivo é reuni-los em atividades saudáveis, fomentando seu desenvolvimento e a afeição pela tradição gaúcha.
A patronagem convida aos simpatizantes a prestigiarem os festejos farroupilhas que acontecem entre os dias 14 e 20 de setembro.
📍Rua Joaquim de Abreu Fialho – 318 / Sant’Ana do Livramento