seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“É uma vergonha o que aconteceu. Mês Farroupilha tem que ser na Chácara de Prefeitura com estrutura e segurança”, expressa o Vereador Galo Del Fabro sobre briga generalizada

Parlamentar manifestou-se perante atos violentos que marcaram o último domingo em Sant’Ana do Livramento
Foto: Gabriela Lopes/AP

Na noite de 14 de setembro, no início da Semana Farroupilha, cavaleiros reunidos em via pública, em frente a um estabelecimento comercial, na Avenida Saldanha da Gama, iniciaram uma briga generalizada, envolvendo, no mínimo, três homens a cavalo, que trocaram golpes de relho e maltrataram animais. O local onde estavam é conhecido por reunir os cavaleiros nos populares “regionais”, shows com artistas locais de música gaúcha.

O fato repercutiu nas redes sociais e foi pauta da Sessão Ordinária que ocorreu nesta segunda-feira na Câmara de Vereadores.

O líder de Governo da Prefeita Ana Tarouco, o Vereador Mauricio Galo Del Fabro, manifestou sua indignação com os fatos. Segundo ele, as atividades relativas à Semana do Gaúcho deveriam ser centralizadas na Chácara da Prefeitura, sede campestre, que reuniu um grande número de tradicionalistas na busca da Chama Crioula ainda no domingo, durante a manhã. Galo classificou como “algo fantástico”. Ele acredita que a abrangência do local seria favorável à atenção dos agentes de segurança durante as festividades, o que evitaria conflitos como esse, e sugeriu uma emenda para fomentar a prestação de atrativos.

Adiciona ainda em sua fala que, os responsáveis pelos atos violentos não devem ficar “soltos nas ruas”, mas sim “presos durante a Semana Farroupilha e seus cavalos doados a quem necessita.”

O Parlamentar retratou os responsáveis como “homem animal em cima de um cavalo; é lamentável o que aconteceu ontem”.

O vereador finalizou sua fala pedindo “tranquilidade” e afirmando ser preciso “reforçar a segurança para que não se repita”, e que pessoas como os autores do fato são “gente que não nos representa”.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela