seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Aos 12 anos, Guilherme Nunes Leite representa Sant’Ana do Livramento com a arte da declamação

Jovem talento da Fronteira da Paz mostra que a tradição se renova e ganha força com a nova geração, em atuação pelo CTG Rincão da Carolina em Santa Maria.

No coração do Mês Farroupilha, uma notícia enche de ainda mais orgulho a comunidade de Sant’Ana do Livramento, uma cidade onde a poesia e a tradição andam lado a lado. O jovem Guilherme Nunes Leite, de apenas 12 anos, honrou a cidade e o CTG Rincão da Carolina ao levar a arte da declamação a um festival nativista em Santa Maria, no último dia 7 de setembro.

Guilherme, que competiu na categoria mirim, exemplificou o que há de mais inspirador no movimento tradicionalista: a presença vibrante de uma nova geração que abraça e dá continuidade à cultura gaúcha.

A participação de crianças e adolescentes em festivais de música, dança e, principalmente, de declamação é um fenômeno que fortalece as raízes da tradição e garante que a palavra e a poesia do Rio Grande do Sul continuem vivas.

A representação de Guilherme é motivo de celebração para toda a comunidade santanense. Ela demonstra que o futuro da cultura está em boas mãos, e que o legado de bravura, arte e poesia do nosso povo seguirá sendo cultivado por quem mais importa: a juventude.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem