seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sant’Ana do Livramento recebe mural em solidariedade ao povo palestino

Obra do coletivo uruguaio reforça solidariedade latino-americana e ganha destaque nas redes sociais da Fepal

Sant’Ana do Livramento recebeu neste fim de semana um mural pintado pela Brigada Andrés Di Pascua, coletivo de artistas muralistas de Montevidéu (Uruguai). A obra foi realizada em parceria com a comunidade árabe-palestina local e busca manifestar solidariedade ao povo palestino, em meio às denúncias de violações de direitos humanos na região.

O grupo, formado há seis anos, reúne militantes que participaram da resistência à ditadura uruguaia nas décadas de 1960 e 1970. Desde sua criação, a Brigada já produziu mais de 250 murais em Montevidéu, em outros departamentos do Uruguai e em cidades de fronteira, como Chuí.

Em Sant’Ana do Livramento, a comunidade árabe-palestina forneceu materiais e parte da logística para a execução da pintura. “Esse trabalho é totalmente voluntário, movido pelo compromisso político e humano da Brigada”, afirmou Marta Saxlund, integrante do coletivo.

A intervenção integra uma série de manifestações de solidariedade latino-americana à Palestina e reforça laços históricos entre movimentos sociais da região. O mural foi divulgado nas redes sociais da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), entidade que destacou a importância simbólica da obra.

Ingresaron a la casa de una familia riverense y le hurtaron la bicicleta eléctrica

La inseguridad está “latente” en la frontera Santana Do Livramento (Brasil) – Rivera (Uruguay). En esta ocasión el hecho delictivo se registró en una casa ubicada sobre calle Angelo Melli, en la zona de barrio Fluminense en Santana Do Livramento, en la cual habita una familia uruguaya, a la cual ingresaron delincuentes y hurtaron una bicicleta electrica modelo Eaggo 2.0.

Vídeo: Zucco denuncia suposta “manobra do governo”

O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), gravou um vídeo denunciando a manobra do governo, que liberou R$ 3,2 bilhões em emendas na sexta-feira, justamente na semana que antecede a discussão do projeto da Anistia, prevista para a próxima reunião de líderes, na terça-feira. Para Zucco, é uma clara tentativa de comprar apoio e calar vozes contrárias, somada às