dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Presidente da Câmara destaca importância da tradição gaúcha na abertura da Semana Farroupilha

Felipe Torres acompanhou a cerimônia de distribuição da Chama Crioula e exaltou o papel de Sant’Ana do Livramento como referência no tradicionalismo gaúcho
Vereador Felipe Torres (Foto: Yuri Teixeira/CM)

O presidente da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento, vereador Felipe Torres, esteve presente na abertura oficial da Semana Farroupilha 2025, realizada neste domingo (14) na Chácara da Prefeitura — a Cidade da Tradição José Rufino de Aguiar Filho. O evento marcou o início das festividades farroupilhas no município, com a tradicional distribuição da centelha da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas da cidade.

Em publicação nas redes sociais, Felipe Torres expressou o orgulho de participar do momento e reforçou o compromisso com a valorização da cultura gaúcha:

“Viva a Semana Farroupilha, viva a tradição do Rio Grande, viva Sant’Ana do Livramento!”, escreveu.
“Foi uma honra participar da abertura oficial e da distribuição da centelha da Chama Crioula, um dos momentos mais simbólicos e aguardados desta época do ano”, completou.

O parlamentar também destacou a presença expressiva dos cavalarianos que participaram da cerimônia.

“Ao lado das demais autoridades, mas principalmente junto da nossa gauchada, vivi a emoção de acompanhar centenas de cavalarianos que, com orgulho e devoção, foram buscar a chama que representa a coragem, a liberdade e a identidade do nosso povo gaúcho”, declarou.

Para o presidente da Câmara, a Semana Farroupilha é mais do que uma celebração.

“É uma reafirmação do nosso compromisso com as raízes, com a cultura e com a história que nos orgulha e nos identifica. Ver a chama sendo distribuída e levada com tanto respeito é a certeza de que a tradição segue viva e forte em nossa terra”, pontuou.

O vereador finalizou sua mensagem desejando que os dias de festividade sejam marcados pela união e pelo fortalecimento dos laços culturais.

“Que este período seja de confraternização, de valorização das nossas origens e de união do nosso povo em torno daquilo que temos de mais precioso: a tradição gaúcha.”

Além de Felipe Torres, também participaram da cerimônia a prefeita Ana Tarouco, a secretária Geral de Governo, Cultura e Educação, Sandra Pontes, o secretário de Turismo, Matheus Medina, e os vereadores Thomaz Guilherme, Galo Del Fabro e Márcio Pereira.

As atividades da Semana Farroupilha continuam ao longo da semana, com apresentações culturais na Praça General Osório e programação especial nas entidades tradicionalistas.

Vídeo: Zucco denuncia suposta “manobra do governo”

O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), gravou um vídeo denunciando a manobra do governo, que liberou R$ 3,2 bilhões em emendas na sexta-feira, justamente na semana que antecede a discussão do projeto da Anistia, prevista para a próxima reunião de líderes, na terça-feira. Para Zucco, é uma clara tentativa de comprar apoio e calar vozes contrárias, somada às