qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Sicredi fomenta crescimento da agroindústria gaúcha

Instituição conta com mais de dois milhões de associados apenas no RS
(Foto: Divulgação)

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil com mais de 2,8 milhões de associados somente no Rio Grande do Sul, é um dos principais agentes de fomento do desenvolvimento econômico gaúcho nas diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Neste sentido, entre seus objetivos, enquanto parceiro do produtor rural, está o de potencializar a margem de receita da atividade de agroindústrias, cooperativas de produção e produtores em geral que buscam aprimorar seus produtos para o mercado consumidor por meio da modalidade de industrialização do Plano Safra.

“Essa finalidade serve para financiar o processamento e a transformação de produtos agropecuários, agregando valor à produção diretamente nas propriedades rurais ou cooperativas. Isso significa que o crédito pode ser destinado a atividades como beneficiamento, embalagem, conservação ou transformação de matérias-primas, viabilizando que o produtor rural ou a cooperativa produza bens com maior valor agregado. É uma linha de crédito que estimula o desenvolvimento regional, gera emprego, amplia o mercado, aumenta a competitividade do agronegócio e potencializa a renda dos beneficiados”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

 

Gallon Sucos: uma trajetória de tradição e inovação na agroindústria familiar gaúcha

Durante a Expointer 2025, a Gallon Sucos, empresa familiar especializada na produção de suco de uva, de Bento Gonçalves, garantiu financiamento para industrializar os produtos destinados ao público consumidor. Conforme o proprietário, Edvaldo Gallon, a agroindústria tem sua história marcada pela união entre tradição e modernização. Formalmente fundada em 2015, a Gallon tem suas raízes ainda mais antigas, com experiência na produção que remonta a 2007.

“Eu trabalhava numa vinícola e aproveitava as férias da safra para produzir o suco, que era vendido para uma vinícola parceira e comercializado com o rótulo dela”, conta. Em 2015, decidiu investir em equipamentos novos. Assim, em fevereiro de 2016, a Gallon Sucos lançou sua própria marca e iniciou uma nova fase de comercialização.

A propriedade rural tem cerca de 32 hectares, dos quais 8 são dedicados ao cultivo de uvas específicas para sucos. Atualmente, o produtor é responsável por 2 hectares do vinhedo, enquanto outras partes ficaram para os tios, numa divisão familiar clássica.

“Eu tenho que comprar garrafas, tampas, rótulos e caixas de papelão para a mercadoria que vou vender durante um ano ou até mais de um ano. Preciso desembolsar tudo antecipadamente, e é um valor alto, dependendo da safra. O crédito da linha de industrialização vai cobrir justamente esses itens essenciais para a produção e comercialização do suco, tornando o processo mais viável financeiramente. Essa parceria com o Sicredi contribui para que a Gallon Sucos mantenha sua tradição familiar, ao mesmo tempo em que modernizamos a operação e ampliamos a competitividade no mercado,” comenta.

 

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados. Com mais de 3.000 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. No Rio Grande do Sul, o Sicredi reúne mais de 2,8 milhões de associados. A cobertura no RS alcança mais de 97% dos municípios, totalizando 680 pontos de atendimento. 

Comunidade se Reúne para Evento Gastronômico Solidário: “Pague e Leve” com Paella Campeira

No próximo dia 21 de setembro, a comunidade terá a oportunidade de saborear um prato típico e delicioso no evento “Pague e Leve”, promovido pelo Lar da Infância Daniel Albornoz, conforme indicado no logotipo do cartaz. Com um cardápio especial que inclui Paella Campeira e Salada Campeira. O preparo dos pratos será comandado pelo chefe Paulo Castro. A proposta é

Por deputado Zucco: Nota da Oposição sobre o julgamento do presidente Bolsonaro

  A sessão de hoje no Supremo Tribunal Federal entra para a história como uma das páginas mais tristes da Justiça brasileira. A oposição já sabia que o presidente Jair Bolsonaro e outros investigados entravam condenados de antemão, diante de uma simulação de julgamento conduzida de forma ilegal, sem foro privilegiado, numa Turma absolutamente incompetente, repleta de nulidades e irregularidades.