dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

SEM VOTANDE PRÓPRIA

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com
Gilberto Jasper - Foto: Divulgação

SEM VOTANDE PRÓPRI

Gilberto Jasper

Jornalista/[email protected]

 

Depois de mais de seis décadas de vida, eu ainda consigo me surpreender. E isso acontece quase todos os dias, nos mais diversos ambientes que frequento.

Na minha adolescência e vida adulta jovem, a tecnologia era artigo raro, assustador. Falava-se no “bug do milênio”, quando 2000 surgisse no horizonte pelo excesso de máquinas e robôs. Era voz corrente que a esta altura da humanidade – 2025 – teríamos o céu congestionado de carros voadores. Isto não aconteceu, a China projeta que dentro de três anos haverá 100 mil veículos voadores transitando por lá.

Quando virei adulto, o contato humano dominava todos os segmentos de atividade. Hoje é difícil encontrar alguma ação do nosso cotidiano que não tenha a tecnologia como fator determinante. As relações humanas estão cada vez mais escassas. E complicadas.

Entre tantos fenômenos pitorescos é o sucesso dos “influencers”. É, de longe, uma das coisas mais bizarras da modernidade. Tento imaginar o cotidiano de uma pessoa que ganha a vida recomendando todo tipo de hábito, produto ou comportamento para uma legião de fãs.

Além disso, soa surrealista a fortuna acumulada por boa parte destes charlatões, a partir da dependência que tomou conta de boa parte da humanidade. A personalidade sucumbiu aos modismos, à ditadura da opinião pública. O sucesso é garantido. Afinal não faltam patrocinadores para bancar os palpiteiros das redes sociais.

O “moderno”, atualmente, exige integrar uma espécie de manada, exército da repetição, onde músicas, comidas, termos/expressões, roupas, acessórios e hábitos são ditados por um influenciador, dono da verdade absoluta. Conheço muita gente que não sai de casa sem antes consultar seus arautos preferidos. Em suas mensagens, eles dirão o que vestir, se é aconselhável sair de casa ou trabalho em “home office”, qual o alimento mais aconselhável, o perfume do dia.

Um significativo contingente de seres humanos sobrevive graças ao auxílio de uma muleta psicológica, incapaz de ter vontade própria ou de assumir suas vontades, gostos e preferências. Um velho ditado reza: “O que está na moda não incomoda”, mas este modismo tornou as pessoas subalternos de espertalhões que faturam bilhões com a ingenuidade de tantos.

Deputado Zucco participa de manifestação no Parcão e reforça: “Anistia já!”

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), participou neste domingo (7) das manifestações em Porto Alegre, que reuniram milhares de pessoas no Parcão. Envolvido pela bandeira do Brasil, o parlamentar esteve lado a lado com a população, recebendo apoio, abraços e palavras de incentivo. Em seus pronunciamentos e conversas com apoiadores, Zucco destacou a urgência da anistia

OS ÓCULOS

©CARLOS HIGGIE Como estou enfrentando longos trechos de estrada, muitas vezes, com o sol castigando sem piedade meu rosto, minha mulher resolveu comprar uns óculos escuros. Foi difícil encontrar, principalmente porque meu rosto arredondado e gordo não combina muito com esses óculos modernos. Depois tem a questão do preço: para comprar um par de óculos, é necessário entregar um olho