sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Rio Grande do Sul recebe certificação de inspeção estadual para pescados

Reconhecimento nacional possibilita abrir novos mercados e ampliar faturamento das agroindústrias gaúchas
Inclusão do pescado na certificação atende a uma demanda importante da agroindústria gaúcha - Foto: Elstor Hanzen/Ascom Expointer

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), recebeu na quinta-feira (4/9), durante a 48ª Expointer, a certificação de ampliação do escopo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE-RS) para incluir pescados no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A formalização do reconhecimento ocorreu no estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), junto a representantes do órgão federal.

Até então, o Sisbi-POA reconhecia a equivalência do SIE-RS apenas nos segmentos de produtos lácteos e cárneos. O secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, destacou que a inclusão do pescado atende a uma demanda importante da agroindústria gaúcha. “Observamos a ausência do pescado, embora houvesse demanda para incluir o setor no Sisbi com inspeção estadual. Esse reconhecimento permitirá que as empresas comercializem seus produtos em todo o território nacional”, afirmou.

Ampliação das vendas no Brasil

A diretora do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Judi Maria da Nóbrega, ressaltou que a certificação habilita o Estado a credenciar estabelecimentos de pescado do Rio Grande do Sul para venda em âmbito nacional. “Este é um momento relevante e significativo. Sem dúvida, um marco importante para todos os gaúchos, especialmente para o setor pesqueiro do Estado”, destacou.

A iniciativa foi impulsionada por estabelecimentos já registrados no Serviço de Inspeção Estadual e que buscavam ingressar no Sisbi para ampliar a comercialização. “Diante disso, a Secretaria adequou seus processos e solicitou autonomia para conceder o selo, certificando hoje o reconhecimento da equivalência também para produtos de pescado”, completou a diretora do Mapa.

Novas perspectivas de mercado

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Rosane Collares, comemorou a conquista. Ao receber dos representantes do Mapa o certificado, destacou que o avanço representa, além da ampliação dos serviços sanitários no Rio Grande do Sul, um compromisso maior na atuação do serviço público por meio dos servidores do Estado.

O chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Seapi (Dipoa), Henrique Bueno, reforçou que a medida abre novas perspectivas de mercado. “A ampliação do escopo vai possibilitar maior agregação de valor às empresas, que poderão obter melhor faturamento com as vendas de seus produtos de origem animal. Já temos, imediatamente, dois estabelecimentos registrados no SIE-RS aptos a serem indicados”, explicou Bueno.

Com o reconhecimento da equivalência do SIE-RS para pescados, as agroindústrias do setor poderão expandir sua atuação e ganhar competitividade no mercado brasileiro, fortalecendo o papel do Estado na produção de alimentos de origem animal com qualidade e segurança.

Texto: Ascom Expointer

Edição: Ascom Expointer

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos