qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Iniciativas digitais voltadas ao produtor rural são destaques em painel na Expointer

Representantes da SPGG, Seapi e Procergs apresentaram os portais do Estado que visam facilitar a emissão de documentos
Foto: divulgação/SPGG

O portal Produtor Online e a Jornada do Produtor Rural na plataforma rs.gov.br foram temas de painel realizado nesta quarta-feira (03/09) no auditório da 48ª Expointer, em Esteio. Participaram o secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Joel Maraschin, e a diretora de Negócios e de Relacionamentos com Clientes da Procergs, Karen Lopes, responsável pela mediação da conversa.

O Produtor Online é o portal unificado que reúne serviços para produtores rurais, representantes de pessoa jurídica, responsáveis técnicos de diferentes áreas e médicos veterinários habilitados, entre outros profissionais. “O agro representa de 40% a 50% do Produto Interno Bruto do Estado e o portal representa a proximidade do Estado com esses produtores, proporcionando cidadania digital àqueles que estão localizados em municípios distantes dos grandes centros”, afirmou Silveira.

Os documentos mais procurados no site são a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a Declaração Anual de Rebanho, a Galope, que permite o trânsito de equídeos no Rio Grande do Sul mediante validação dos documentos sanitários do animal, e a Declaração Complementar de Rebanho.

“O porte da GTA é um dos alicerces da sanidade animal do Estado, pois esclarece de onde os animais transportados estão vindo. O documento é necessário, por exemplo, para a locomoção de animais para eventos tradicionalistas. Os frigoríficos também a requerem bastante”, explicou Maraschin. Até abril de 2025 foram emitidas, digitalmente, mais de 100 mil GTAs e cerca de 35 mil declarações de rebanho.

Karen destacou o trabalho conjunto entre diferentes órgãos para o desenvolvimento e a aplicação das iniciativas que visam facilitar a vida do produtor rural, colocando-o no centro das políticas públicas. “A SPGG conduz a estratégia digital, a Seapi atua como secretaria finalística e a Procergs é o braço tecnológico do Estado”, definiu.

Jornada do Produtor Rural

O rs.gov.br, iniciativa premiada nacionalmente, reúne mais de 700 serviços estaduais, que podem ser acessados pelos cidadãos de maneira online. Em 2025, foi lançada a nova fase do portal, com a incorporação de tecnologias como inteligência artificial e as jornadas, que reúnem os serviços relacionados a diferentes grupos de cidadãos, como o Produtor Rural.

“Era importante que criássemos ferramentas que dialogassem com o produtor rural. Tanto o Produtor Online quanto a jornada no rs.gov.br colocam o Estado como referência nacional no agro. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos diversos serviços e documentos necessários a esta área econômica, desburocratizando a vida de quem atua no agronegócio”, concluiu Silveira.

A Jornada do Produtor Rural está dividida em três caminhos: Quero empreender, Estou produzindo e Estou fazendo negócios. Em cada uma delas o produtor pode verificar as ações que precisará executar, como cadastrar propriedade rural ou registrar estabelecimentos de produtos de origem animal, por exemplo.

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Resumo de quinta-feira, dia 04/09/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Após cinco meses, Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB   FOLHA DE S.PAULO – BC decide rejeitar compra do banco Master pelo estatal BRB   O ESTADO DE S.PAULO – Banco Central veta venda do Master para o Banco de Brasília   CORREIO BRAZILIENSE –

General Mourão através do Instagram

Atenção Brasil: o que está em jogo é a própria integridade das instituições. O ex-assessor Eduardo Tagliaferro trouxe à Comissão de Segurança Pública denúncias que acendem um alerta vermelho no país. Uma total parcialidade e perseguição política.   Confira a publicação completa no link abaixo:   CLIQUE AQUI E CONFIRA