O portal Produtor Online e a Jornada do Produtor Rural na plataforma rs.gov.br foram temas de painel realizado nesta quarta-feira (03/09) no auditório da 48ª Expointer, em Esteio. Participaram o secretário-adjunto de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Joel Maraschin, e a diretora de Negócios e de Relacionamentos com Clientes da Procergs, Karen Lopes, responsável pela mediação da conversa.
O Produtor Online é o portal unificado que reúne serviços para produtores rurais, representantes de pessoa jurídica, responsáveis técnicos de diferentes áreas e médicos veterinários habilitados, entre outros profissionais. “O agro representa de 40% a 50% do Produto Interno Bruto do Estado e o portal representa a proximidade do Estado com esses produtores, proporcionando cidadania digital àqueles que estão localizados em municípios distantes dos grandes centros”, afirmou Silveira.
Os documentos mais procurados no site são a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a Declaração Anual de Rebanho, a Galope, que permite o trânsito de equídeos no Rio Grande do Sul mediante validação dos documentos sanitários do animal, e a Declaração Complementar de Rebanho.
“O porte da GTA é um dos alicerces da sanidade animal do Estado, pois esclarece de onde os animais transportados estão vindo. O documento é necessário, por exemplo, para a locomoção de animais para eventos tradicionalistas. Os frigoríficos também a requerem bastante”, explicou Maraschin. Até abril de 2025 foram emitidas, digitalmente, mais de 100 mil GTAs e cerca de 35 mil declarações de rebanho.
Karen destacou o trabalho conjunto entre diferentes órgãos para o desenvolvimento e a aplicação das iniciativas que visam facilitar a vida do produtor rural, colocando-o no centro das políticas públicas. “A SPGG conduz a estratégia digital, a Seapi atua como secretaria finalística e a Procergs é o braço tecnológico do Estado”, definiu.
Jornada do Produtor Rural
O rs.gov.br, iniciativa premiada nacionalmente, reúne mais de 700 serviços estaduais, que podem ser acessados pelos cidadãos de maneira online. Em 2025, foi lançada a nova fase do portal, com a incorporação de tecnologias como inteligência artificial e as jornadas, que reúnem os serviços relacionados a diferentes grupos de cidadãos, como o Produtor Rural.
“Era importante que criássemos ferramentas que dialogassem com o produtor rural. Tanto o Produtor Online quanto a jornada no rs.gov.br colocam o Estado como referência nacional no agro. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos diversos serviços e documentos necessários a esta área econômica, desburocratizando a vida de quem atua no agronegócio”, concluiu Silveira.
A Jornada do Produtor Rural está dividida em três caminhos: Quero empreender, Estou produzindo e Estou fazendo negócios. Em cada uma delas o produtor pode verificar as ações que precisará executar, como cadastrar propriedade rural ou registrar estabelecimentos de produtos de origem animal, por exemplo.