No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”.
Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento.
As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a partir dos consensos dos proprietários e gestores, após diagnósticos profissionais, a saber:
Como está o mercado agora?
Como está o ciclo de vida do produto oferecido?
Existem consultas, pesquisas e dados dos seus clientes?
Quais as tendências globais e locais (“Glocais”)?
Onde queremos ir?
Como faremos para atingir os objetivos?
Quais os recursos disponíveis: sistêmicos, humanos, materiais e financeiros disponíveis?
Na Economia de Mercado, é indispensável captar e manter clientes satisfeitos.
O Marketing de Relacionamento (MR) destaca que além dos clientes, temos os colaboradores, sócios, fornecedores, comunidades e governos.
Cada um deles com abordagens comunicacionais físicas e/ou digitais adequadas.
Infelizmente, alguns exemplos das decisões equivocadas, principalmente ignorando as questões demográficas no Brasil.
No mercado, existem consumidores de várias gerações convivendo e desafiando os gestores, muitas vezes com perfis diferentes de quem compra; quem utiliza e quem paga.
São indispensáveis treinamentos das equipes para as utilizações dos múltiplos canais adequados, estimulando a escuta ativa para não perder clientes.
Destaca-se o relacionamento com o consumidor 60+ que merece atenção especial.
Algumas empresas estão conseguindo excelentes resultados, oferecendo opções no atendimento geracional, seja físico e/ou digital, com padrões de civilidade, respeito e compreensão para atingir o relacionamento “ganha-ganha”.
O Brasil está envelhecendo e os 60+ estão vivendo mais, ampliando atividades na cultura, nos eventos, no entretenimento, no lazer e no turismo, além dos cuidados pessoais, incluindo saúde e bem estar.
Logo, a comunicação entre os envolvidos deve ser adequada(B2C- Diretas com o consumidor e B2B-Entre empresas).
Mesmo sem adquirir um sistema de Gestão de Relacionamento com o cliente(CRM-Costumer Relation Management), as organizações turísticas devem manter um Banco de Dados com informações básicas dos seus clientes e suas preferências reveladas, incluindo os canais de comunicação utilizados: físicos e/ou digitais (redes sociais, visitas pessoais, reuniões, participações em eventos, entre outras).
Assim, evitam perdas de tempo e dinheiro copiando os modelos dos gigantes de tecnologia quando investem milhões em gerações que não possuem recursos suficientes para adquirir seus aplicativos e inovações tecnológicas.
Utilizam milhões de mensagens invasivas globais na expectativa de resultado percentual satisfatório.
Esquecem da importância da personalização máxima para manter relacionamento duradouro.
Se possível, eterno, enquanto durar.
É muito mais econômico manter um cliente do que captar um novo.
Para fidelizar um cliente é necessário qualidade e longevidade no relacionamento.
Será?
A realização de um Diagnóstico do MR Figital Geracional na sua empresa pode indicar estratégias e novos caminhos.
Será?
São reflexões.
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
Pensem nisso.