A prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (PL), admitiu na noite do último sabado (30) que não descarta uma possível candidatura a deputada estadual nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante participação em entrevista à Rádio RCC FM, realizada no estúdio da emissora instalado na Expointer 2025, em Esteio. Atualmente, Tarouco cumpre seu segundo mandato à frente do Executivo municipal.
Ao ser questionada sobre o futuro político, a prefeita ressaltou que a definição ainda não ocorreu. “Ainda não falei sobre isso porque tem toda a questão das prévias partidárias e tem toda a questão do momento”, disse.
Tarouco destacou a importância de garantir maior representação da região da Fronteira Oeste no parlamento gaúcho. “É uma decisão não tomada cem por cento ainda, embora eu pense que a nossa região precisa, a cidade precisa de uma representação, que não precisa necessariamente ser eu, mas precisa de uma representação que conheça a região, que leve, que entregue e que se importe. Então, se a gente conseguir avançar nesse projeto, que não é só da Ana Tarouco, mas de uma coletividade, a partir daí é só torcer e trabalhar, é o que a gente fez até agora”, afirmou.
O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (PL), pré-candidato ao governo do Estado em 2026, também se manifestou sobre o assunto e fez elogios à prefeita. “A Ana é uma craque. A Ana Tarouco é uma baita de uma gestora, ela teve uma reeleição extremamente sólida, faz um trabalho muito técnico, corajoso. Me lembro que no início ela tinha uma oposição muito forte e ela se manteve firme e coerente e dedicada. Eu não tenho dúvida que, se tudo der certo, ela será nossa próxima deputada estadual aqui no Estado. Ela merece, e o Rio Grande do Sul merece também a Ana Tarouco”, declarou.
A decisão sobre uma eventual candidatura deve ser amadurecida ao longo do próximo ano, em meio às articulações partidárias e à definição das chapas que irão disputar o pleito estadual de 2026.