qui, 28 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Assembleia aprova criação da Secretaria da Mulher e deputada Adriana Lara ressalta importância da medida

Pasta retorna às suas atividades com o objetivo de reforçar a rede de apoio e extinguir os índices de feminicídio
Parlamentares gaúchas celebram a conquista. (Foto: Jornal Correio do Povo)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta semana o projeto encaminhado pelo Executivo estadual que cria a Secretaria da Mulher, iniciativa que integra um pacote de propostas do governador Eduardo Leite. A novidade foi destacada em plenário pela deputada Adriana Lara (PL), que enalteceu a relevância da medida para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres gaúchas.

Durante discurso na tribuna, a parlamentar frisou que a criação da nova secretaria representa um marco no enfrentamento às diferentes formas de violência.

“A criação da Secretaria da Mulher é um passo essencial para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres. Precisamos de união, independentemente de ideologias, para enfrentar o feminicídio, os abusos sexuais e todas as formas de violência contra as gaúchas”, declarou.

Adriana Lara também sublinhou que a nova estrutura trará mais prioridade e efetividade às ações do Estado.

“Defender as mulheres é defender a vida e a dignidade. Estamos na Assembleia prontos para construir pautas positivas em favor das mulheres do Rio Grande do Sul”, completou.

Com a aprovação do projeto, o Rio Grande do Sul passa a contar com um espaço institucional exclusivo para a formulação e execução de políticas de gênero, fortalecendo a rede de apoio às mulheres e dando mais visibilidade à pauta dentro da administração pública estadual.

Fonte: Assessoria de comunicação – Deputada Adriana Lara

Deputado Afonso Hamm critica Governo Federal que trabalha contra a renegociação da dívida dos agricultores

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados na quarta-feira, dia 27, para criticar a posição do governo Lula contra o Projeto de Lei 5122/23, que trata da renegociação das dívidas de agricultores atingidos por desastres climáticos. Relator da proposta, Hamm lembrou que o texto foi aprovado na Câmara com 346 votos favoráveis e prevê

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: Inclusão e Conscientização em Foco

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, diversas entidades realizaram uma série de atividades voltadas para pessoas com deficiência e seus cuidadores. O destaque da semana foi um dia exclusivo para os profissionais que cuidam de pessoas com deficiência, onde puderam participar de uma palestra, serviços de massagem, cuidados com cabelo e unhas, e aprender a jogar golfe. A